QUEM CALA CONSENTE?

                  Sérgio Martins Pandolfo*

“Algumas pessoas acreditam estar tudo escrito no Destino. Outras lutam por um destino”.

       Temos notado uma certa displicência, para não falar em indiferença, das pessoas – jurídicas ou físicas – que deveriam, até por dever de ofício, defender a integridade territorial de nosso estado, livrando-o do flagelo da segmentação que se lhe quer impor. Algo assim como o ocorrido aquando da escolha das sedes da Copa do Mundo, em que, enquanto os paraenses permaneciam quedos e calados, nossos irmãos e vizinhos ocidentais do Amazonas mexeram-se salientemente e levaram a taça da escolha por parte da CBF/FIFA.
       Os porta-vozes (não sabemos se o são oficialmente) dos pretensos futuros estados de Carajás e Tapajós estão aí, cantando de galo, alto e troante, e contando as vantagens que “deverão advir” para eles da tripartição de nossa Parauaralândia (o Pará de hoje). Até contrataram, consta, o marqueteiro-mor do petismo, conhecido promotor eleiçoeiro e “rinhateiro” Duda Mendonça para comandar a campanha política – sim, política, eis que do interesse de conhecidos politiqueiros arrivistas que atuam em nosso Estado, e por ele foram eleitos, bem como a forma de escolha, que será plebiscitária universal, tal qual em uma eleição para a seleção de ocupantes de cargos como governador e presidente - alvoroçando as massas populacionais eriçadas e interessadas na subtração de nacos do complacente Pará, um estado já à farta espoliado, dessas regiões por eles delimitadas
       E por aqui? O que de útil, prático, eficaz, se está a fazer? Até agora nada percebemos, continuamos na mais plena quietude e leniência cívica e física – também psíquica? – Será que vamos ter o “repeteco” do ocorrido com a escolha das sedes da copa, assistindo a banda passar ou, no caso, vendo a banda (e mais uma parte) passar para outras mãos?
       Os parauaras somos gente sabidamente de luta e de fibra, haja vista, e só para pôr exemplos, a tomada de Caiena por forças daqui, “papa-chibés”, e a revolução cabana. Querem mais?


------------------------------------------------
(*) Médico e escritor.ABRAMES/SOBRAMES
sergio.serpan@gmail.com - serpan@amazon.com.br
www.sergiopandolfo.com
Sérgio Pandolfo
Enviado por Sérgio Pandolfo em 07/06/2011
Reeditado em 09/07/2011
Código do texto: T3019994
Classificação de conteúdo: seguro