O QUARTO PODER (a imprensa) NA VANGUARDA DOS PODERES

Inicialmente publicado com o título "A DIDÁTICA COMPROMETIDA DA REDE GLOBO".

Ao separar-se umas poucas horas de jornalismo sempre mais indutivo e manipulador, algumas mínimas horas de documentários tendenciosos, outras horas de programação humorística não muito humorística, também cheia de mensagens diretas e indiretas, resta na programação da Rede Globo as novelas que agora são cinco a cada dia. Todas, porém, permeadas de mensagens altamente indutoras, forçando no consciente coletivo forte censura aos princípios morais, substituindo por conceitos pessoais dos autores de tais programas, nada baseados nos princípios de Deus, opostos aos conceitos bíblicos quanto a ética, moral, igualdade e justiça, influenciando fortemente os conceitos gerais de família, sociedade e religião, corrompendo lenta, mas continuamente esses conceitos ao exibir conteúdo impróprio e nocivo para os indivíduos, para as famílias, para a sociedade e para a civilização. Somos uma sociedade trabalhando para nosso próprio extermínio.

E será ingenuidade pensar que nossos filhos podem ser atingidos por esses conceitos, pois a grande massa de pais dos filhos que agora começam a ser pais já teve sua mente formatada pelos irreverentes, místicos e escandalosos conceitos de moral, ética, igualdade e justiça dos autores globais (da Globo), sendo muitos deles hoje as autoridades legislativas, executivas e judiciária do País. Não é por pouco que hoje se aprovam leis inconcebíveis há vinte anos, sendo que até os legisladores cristãos se abstém de manifestar oposição contra o manancial de leis em favor da imoralidade por temer ver suas caras e reputações rotuladas nos noticiários. E nem por menos se condenam pais e mães por bem querer educar seus filhos.

Em referência a uma declaração que a acusada fez aos jornalistas há pouco mais de um ano, o promotor do conhecido caso da mãe adotiva denunciada por maus tratos disse a imprensa que se a mulher declarou que “xingou” a menina já aí confessou seu crime, pois a lei proíbe tortura psicológica e xingar é torturar psicologicamente.

Não contesto que tal mulher pode mesmo ser agressiva, até porque parecia assim, claro que julgando-a preconceituosamente. Também não contesto que pode ter usado tom agressivo e violento em seus xingamentos à menina que criava, pois até gravação de áudio foi anexada ao inquérito. Mas determinar que xingar uma criança é tortura psicológica é refletir o caráter de uma sociedade manipulada intelectualmente. E nossa sociedade vem sendo cada dia mais manipulada por indivíduos que certamente foram maus filhos, crianças rebeldes, pelo que alguns foram muito fustigados pelos pais para serem contidos. Tais pessoas sempre criticaram e ainda criticam seus pais pela severidade, talvez, excessiva, que lhes aplicaram, mas não declaram que, na maioria dos casos, tal severidade foi necessária. Ao contrário, em vez de reconhecer a necessidade e a boa intenção dos pais, sua rebeldia incita-as a mais revolta contra eles, refletindo-se em suas ações crescentemente radicais contra a autoridade dos educadores, especialmente os pais.

Com essas leis que cria-se atualmente, quem poderá educar uma criança? Ou as pessoas serão obrigadas a se deixar governar por seus filhos, como se tem visto, permitindo que eles determinem o que é bom e melhor para si?

Inauguramos assim a era do “permissionismo” em obediência cega à pérola freudiana repetida pela imprensa (especialmente a Rede Globo em suas telenovelas), universidades e psicólogos, de que nada pode ser reprimido na criança ao custo de traumatizar. Todavia, embora Freud até pudesse estar convencido de que estava certo, isto é mentira, pois a prática demonstra claramente que todo aprendizado é traumatizante e é assim que se gravam os aprendizados. E a experiência vivida de milhões de indivíduos comprova que não se pode passar no vestibular, tirar boas notas, desenvolver boa carreira, alcançar sucesso, etc., sem um muito cansativo esforço sobre os livros, sobre teorias e práticas; sem o custo de muitas coisas e atividades que se ama, das quais se tem que abrir mão. Também não se pode alcançar nada disso sem infinitas horas de sono. Apesar disso, estamos tão cegos que não associamos a crescente dissidência dos jovens para as drogas, para o crime e para a imoralidade com a prática da incorreção determinada por Freud (um adulador), mas ao mesmo tempo as autoridades e a sociedade preparam leis sempre mais autoritárias e implacáveis para conter a falta de limites quando se manifesta na fase adulta.

Diante disso, poderíamos pensar que tudo não passa de uma grande perda de tempo, presumindo que, ingenuamente, tentam enxugar o gelo. Todavia, há um propósito intrínseco. Trata-se de um desarmamento intelectual e moral, pois ao mesmo tempo em que pela sutil influência da Rede Globo e demais veículos em concordância esvaziam-se os indivíduos de sua livre consciência, autocensura e auto-regulamentação, cria-se leis para monitorar e manipular a sociedade conforme a consciência de uns poucos, conduzindo-a sempre no sentido de satisfazer aos interesses desses poucos.

E muitos crentes curvam-se as máximas seculares de Freud, um homem aberta e declaradamente anti-Cristo, cujos ensinamentos projetam-se violentamente contra os ensinamentos de Cristo, que ensina justamente o negar-se a si mesmo como meio de livrar-se da ansiedade, do pessimismo e da depressão. Mas a moda, porém, é olhar somente para dentro de si e ter pena unicamente de si mesmo, permitindo extrapolar todos os impulsos e desejos. Prova disso é o vertiginoso índisse de depressão e suicídio nos séculos vinte e vinte e um. As pessoas estão se tornando massas automotoras controladas pelo Estado que por sua vez é controlado pela opinião pública que é controlada pela Imprensa. O quarto poder se tornou o primeiro e, sem que se perceba, comanda com mão de ferro os outros três.

Por ser que não têm personalidade própria cultural e sem esta não tomam posição, tampouco sabem que devem posicionar-se e nem sabem por que deveriam tomar posição, mas constrangidos por um conceito global (da Globo) de político e legalmente correto, os pais das duas últimas gerações, especialmente os da última, tentam aplicar na prática da educação de seus filhos as teorias que os pensadores novelistas da Globo implantaram em suas mentes como bacana. Muitos deles também foram súditos da rainha dos baixinhos, que foi forçosamente convidada a se retirar da televisão nos Estados Unidos com o dizer dos pais norte-americanos de que não precisam de alguém com as pernas de fora para educar e influenciar seus filhos.

Com as novelas, que comprometem a programação diária das pessoas, a Globo, muito mais que os outros canais noveleiros, dividiu e mantém divididas as famílias, cujos membros parecem unidos quando em silêncio na frente do aparelho de televisão. Mas cada membro capta, processa e absorve individualmente o conceito que mais lhe convém, adotando como seu e transformando em princípio particular, independente do princípio geral que seria estabelecido pelos pais nas reuniões de bate-pape, estudo e refeições, que, se acontecem atualmente, sempre têm o pano de fundo das novelas. Na verdade, porém, raramente e em raras famílias acontecem.

Todos têm a impressão, porém, de que sua família está unida, mas a maior prova de que não está é que os pais não têm domínio sobre os filhos nem mesmo enquanto pequenos e, cada vez mais cedo, eles têm vergonha de seus pais, de suas tradições e princípios, das coisas que o pai e a mãe dizem e até da comida que comem. Assim, carentes de uma identidade, logo adotam amizades que, em regra, terminam na droga, álcool, crime e imoralidade. Daí vem a lei cantando as regras e, lentamente, impondo princípios incutidos através da cultura global (da Globo).

Mas o velho ditado “Família unida permanece unida” continua valendo e tendo um efeito muito forte, seja na ausência ou presença de sua prática. E é bem sabido quão difícil é derrotar um exército que ouve a voz de seu líder e avança com uno propósito. Aliás, para mim, isso é conceito óbvio. Também se sabe bem que as empresas mais poderosas foram estabelecidas graças ao esforço de famílias unidas, mas também viram a ruína quando tais famílias perderam o fator unificador. Naturalmente que uma família dividida não tem personalidade própria e seus membros se esparramam ao menor impacto. E, por não ter capacidade crítica, sendo que não entra em acordo, uma família assim não toma posição, sendo guiada não por seus interesses, mas pelos interesses alheios e assim indo para onde os alheios querem. E o mesmo se dá com uma sociedade composta de famílias assim, a qual, até nos setores mais elevados, sem se dar conta, está se deixando guiar pela filosofia da Rede Globo e uma vasta rede de veículos de comunicação guiados pelos interesses de exploradores de uma sociedade enfraquecida, sem personalidade, por ser desunida, por não ter seus próprios princípios que a ela suscitariam objetivos próprios.

Pergunte-se, porém, quais são as virtudes conhecidas da Rede Globo, a não ser saber bem manipular e ganhar muito dinheiro com essa manipulação, mas também acumular a dívida impagável que arrasta. Quais das obras globais (da Globo) dão testemunho de sua competência em bem educar, escolher boas coisas para seus filhos e construir uma sociedade igualitária. Seriam os preços que cobram pelos comerciais? Quais grandes obras testemunham do humanitarismo da Rede Globo, do SBT, da Record, da Bandeirantes, etc., as credenciando para bem guiar uma sociedade.

Que ninguém se engane, pois todos estão dando inconteste crédito a tudo que se diz na mídia secular, especialmente na Rede Globo, mas um dia essa poderá enxergar qualquer um de nós e virar-nos o dedo acusador, especialmente se emitirmos opinião contrária ao homossexualismo, por exemplo. Nossa imagem irá denegrir para exaltar a própria reputação. Chegou-se ao cúmulo de um casal ir para o tribunal prejulgado com a certeza inconteste de sua culpa. Não que esteja questionando a eficácia da investigação dita científica, mas toda ela foi inspirada pela imprensa e isto ficou bem claro. Seria impossível formar um júri isento da opinião dos veículos de imprensa a menos que se buscasse no estrangeiro pessoas que jamais tivessem assistido aos noticiários. Sendo assim, nenhum tribunal seria suficientemente isento para ser digno do caso. E assim, coagido pela opinião comum incutida e incitada pela imprensa, querendo também aproveitar a projeção pessoal, além de fazer aparente prestação de contas a insegurança e temor social, a promotoria e o tribunal deram o caso por resolvido sem maiores discussões, demonstrando incomum e repentina competência e infalibilidade da polícia e sistema judiciária de um País onde tudo demora muito.

Reitero, porém, que ninguém se engane e deposite sua confiança nessa aparente justiça, porque sem a referência de interesse geral contida no conceito de ética, moral e justiça de Deus, o ser humano fica à deriva num mar de visões e opiniões particulares quanto a tais princípios, como bem se vê que acontece cada dia mais. E, assim, discutindo o que é ético, moral, igualitário e justo, cada um vai cuidado dos seus próprios interesses e fazendo injustiça uns contra os outros porque do próprio ponto de vista é justo para si mesmo, pois o ajuda a sanar os próprios interesses. E assim essa sociedade se deixa guiar para sua própria inércia, para ser assaltada e defraudada por seus mandatários, para a miséria, para o colapso econômico, natural e moral, para a confusão e desgoverno completo, para o caos e para seu próprio extermínio, para onde bem se vê que anda a humanidade. Mas Deus tem um princípio imutável de ética, moral, igualdade e justiça e todo que despir-se de sua própria glória e revestir-se da glória de Cristo não caminhará para o caos, mas será resgatado e transladado para a vida eterna quando Cristo voltar nas nuvens do céu e der fim a todo o mal.

Wilson do Amaral