Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Controladoria Geral da União nos municípios? Que tal?

                                                                   MARCOS BARBOSA

Na Carta aberta 001  do dia 17 sugeri a  mudança do nome da Câmara de Vereadores para Secretaria Parlamentar de Assistência Social. Alguns leitores, companheiros do PT, acharam que era uma brincadeira. Na verdade, uma proposta como esta caberia na reforma política que está sendo discutida no Congresso Nacional. As Câmaras de vereadores, na maioria dos municípios, brasileiros agem de forma semelhante à de Águas Lindas. Não faria falta nenhuma se fossem extintas, ou acabassem com a função fiscalizadora dos vereadores, já que não fiscalizam mesmo.

Pensem comigo:  ... A maior parte do dinheiro que entra nos cofres das prefeituras vem do FPM , Fundo de Participação dos Municípios. A aplicação deste fundo "deveria" ser fiscalizado pela CGU, Controladoria Geral da União. Pois bem ... Tirando esse poder fiscalizador dos vereadores sobraria verba para se convocar concurso público e instalar um órgão fiscalizador subordinado à CGU em todos os Municípios. Poderia até continuar existindo vereadores,  com salários bem menores que os atuais e a economia feita poderia ser investida na contratação de assistentes sociais, profissionais preparadas para fazer o que os vereadores fazem mal feito, só para ganhar voto.

A CGU nos municípios poderia funcionar como um parlamento, ou seguindo o modelo dos tribunais, com juízes , fiscais ou promotores, todos concursados, reunidos em sessão pública, para abrir , julgar ou dar início a processos. Se a reforma política fizer algo parecido, é bom lembrar que os membros deste órgão não poderia ser eleitos, mas concursados, igual juiz. Desta forma, com o povo tendo acesso aos debates, julgamentos e

encaminhamento das denúncias para a justiça poderíamos diminuir grande parte da corrupção no Brasil.


Que tal um órgão permanente da CGU - Controladoria Geral da União nos Municípios?

RESUMO
Proponho transformar as Câmaras de vereadores em Secretarias Parlamentares de Assistência Social. Esta proposta caberia na reforma política que está sendo discutida no Congresso Nacional.

Muita câmara de vereadores, não fariam falta se fossem extintas. Que tal se acabarmos com a função fiscalizadora dos vereadores, já que não fiscalizam e delegar esta função para um órgão da CGU a ser instalado  nos municípios?

PASSANDO O CHAPÉU:

Agência 01616
Banco 232 - Bradesco
Conta corrente 0674315-3
Favorecido: Marcos Aurélio Barbosa da Silveira

Agradecemos todas a contribuições depositadas no "chapéu" que foi substituido pela conta bancária acima.

ANTIGAMENTE HAVIA UM MÉTODO SIMPLES DE FINANCIAMENTO POPULAR DA ARTE, PASSANDO O CHAPÉU. ARTISTAS, POETAS E ATÉ ALGUNS ESCRITORES, APÓS A APRESENTAÇÃO DE SUA PRODUÇÃO LITERÁRIA OU ARTÍSTICA PASSAVAM O CHAPÉU PARA OS OUVINTES, QUE OFERTAVAM A SUA CONTRIBUIÇÃO  EM PRAÇA PÚBLICA E ATÉ EM FESTAS PARTICULARES.
OS TEMPOS MUDARAM E OS COSTUMES SÃO OUTROS... ENTÃO ESTAMOS TENTANDO ARRECADAR A CONSTRIBUIÇÃO DOS LEITORES QUE GOSTAM DE NOSSOS TEXTOS PARA POSSIBILITAR A  PUBLICAÇÃO DE NOSSOS LIVROS NA VERSÃO IMPRESSA.
SABE-SE QUE LIVRO NÃO DÁ LUCRO PARA ESCRITOR INICIANTE, MAS MESMO ASSIM O NOSSO SONHO DE CRIAR UMA FUNDAÇÃO E DEIXAR UM PEQUENO LEGADO CULTURAL PARA AS GERAÇÕES FUTURAS NÃO ACABOU. UM PROJETO QUE PRETENDEMOS FINANCIAR É A PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE UM JORNAL DE CONTEÚDO EDUCATIVO/ CULTURAL NAS  ESCOLAS PÚBLICAS.
Marcus Aurelius
Enviado por Marcus Aurelius em 22/01/2012
Reeditado em 28/03/2013
Código do texto: T3455926
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
Marcus Aurelius
Águas Lindas de Goiás - Goiás - Brasil, 64 anos
220 textos (48380 leituras)
11 e-livros (734 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 14/04/21 15:03)
Marcus Aurelius