A salada partidária do Brasil. Federação, estados e municípios

O Brasil de fato é um país diferenciado, temos uma riqueza que invejam o restante do mundo. Assim como o Brasil é diferenciado, o seu sistema político também é um tanto quanto exótico.

O quadro político atual (isso já tem umas duas décadas) mostra um disrcuso um tanto quanto estranho, sem pé nem cabeça e que deixa o eleitor muito confuso. De fato o país avançou quanto a tecnologia, nos últimos tempos o eleitor vota de forma rápida por conta da máquina digital, isso é significativo se levarmos em consideração alguns países desenvolvidos como os EUA que demoram semanas para processar um resultado.

Porém, se avançamos na tecnologia, hoje perdemos na ideologia partidária (se é que existe alguma) há um misto enorme de partidos dizendo coisas parecidas, os mais opositores podem ser aliados nas esferas federais, estaduais e municipais, nunca vi isso, um partido que pode ser oposição ao meu numa eleição estadual pode ser aliado ao meu partido na eleição municipal. Vemos o caso do partido do vice-presidente da república Michel Temer que é o PMDB que na eleição a presidencia apoiou o PT e na eleição do estado de São Paulo apoiou o PSDB. De fato há uma via dúbia no discurso partidário brasileiro hoje, isso é processo democrático em excesso eu pergunto?

Se há uma tendência da extinção das ideologias partidárias por que cargas d'agua temos tantos partidos políticos em nosso país dizendo coisa com coisa?

Qual a razão dessa "ultra-democracia" partidária que permitem partidos se fundirem de uma forma tão descarada?

Hora, a quem ou a que grupos favorecem uma mutação ideológica dos partidos sem que haja entre eles o verdadeiro processo democrático de direito do cidadão?

Lembramos a todos que toda unanimidade é burra, sempre tem que haver o contra-peso na balança da democracia. Se não temos a viéz opositora perdemos nas reivindicações, nas atitudes dos poderes, perdemos no crescimento, política não pode ser considerada salada mista, políticos não podem transitar nas ideologias dessa forma. Há de ser feita uma reforma política séria em nosso país, ou caminharemos para a pior das deficiências: "O pior cego é aquele que não quer ver"

Histórias mil
Enviado por Histórias mil em 21/02/2012
Código do texto: T3511143