DEMAGOGIA NO DIA DO TRABALHADOR

Em seu pronunciamento para comemorar ao Dia do Trabalho (1º de maio de 2012), transmitido por todas as rádios e canais de televisão, a presidente Dilma Rousseff pediu aos bancos privados que reduzam as taxas de juros cobradas em empréstimos, cartões de crédito e cheque especial. A presidente também aconselhou o povo a procurar os bancos que ofereçam as taxas de juros mais baixas.

“É inadmissível que o Brasil, que tem um dos sistemas financeiros mais sólidos e lucrativos, continue com um dos juros mais altos do mundo. Esses valores não podem continuar tão altos. O Brasil de hoje não justifica isso. Os bancos não podem continuar cobrando os mesmos juros para empresas e para o consumidor, enquanto a taxa básica Selic cai, a economia se mantém estável e a maioria esmagadora dos brasileiros honra com presteza e honestidade os seus compromissos”, disse Dilma no discurso demagógico veiculado ontem à noite.

É evidente que esse discurso é pura demagogia. Quem pode falar assim é o povo brasileiro que não tem poder para evitar esses juros e taxas exorbitantes, mas vindo de uma Presidente da República, não passa de enganação. A presidente tem todo poder para baixar portarias e medidas provisórias que impeçam essas cobranças demasiadas, no entanto se limita a fazer um discurso em rede nacional pedindo que os bancos privados tomem a iniciativa de baixa-los. É como pedir aos políticos que não façam falcatruas e corrupções.

De maneira ainda mais absurda, a presidente espera contar com uma atitude dos próprios clientes para pressionar os bancos privados estimulando a competição entre estes. “É bom, também, que você consumidor faça prevalecer os seus direitos escolhendo as empresas que lhe ofereçam melhores condições”, disse Dilma.

Num país em que o povo não consegue ver cumprida a lei que proíbe os bancos deixarem os clientes passarem mais de vinte minutos numa fila, a presidente quer que esse povo faça os bancos baixarem os juros. É muita demagogia para pouca realização!

A nossa presidente Dilma trata o povo como idiota. Ao invés de tanta demagogia ela deveria tomar uma atitude e obrigar os bancos a colocarem segurança nos caixas eletrônicos, pois milhões de brasileiros morrem por falta dessa segurança, enquanto os banqueiros descarregam os prejuízos dos assaltos nas seguradoras. E a vida dos clientes como fica?

A presidente ainda defendeu a necessidade de se investir em educação de qualidade "em todos os níveis". “E também na qualificação e treinamento dos trabalhadores”, como se isso dependesse do povo e não dela que é a mandatária do país. Meu Deus! Parece que Dilma ainda está nos palanques demagógicos do PT, que enganou o povo durante anos, na oposição, se dizendo contra as corrupções e tantas outras coisas que hoje o seu partido pratica.