PROCESSO ELEITORAL.

Da forma como é estruturado, organizado, fiscalizado e colocado o processo eleitoral brasileiro, só existem duas formas de garantir a eleição em mais de 90% das vagas a um cidadão brasileiro, para qualquer cargo eletivo de vereador a governador, de Presidente da República pasando pelos cargos de deputados estaduais e federais também.

PRIMEIRO: a corrupção e caixa 2 como forma de captação de recursos, ou então o financiamento de campanha por um "empresário" muito rico e bonzinho ao ponto de acreditar na democracia e investir em um "bom nome", diga-se de passagem um fato raro ou quase impossível ou o candidato deve ser muito rico e ousar investir muito dinheiro em sí próprio.

SEGUNDO: O financiamento através de esquema de crime organizado, recursos desviados do erário, lavagem de dinheiro, jogos ilegais e uso de empreiteiras corruptas e seus agentes como aliados e financiadores de campanha.

Isso é a realidade no Brasil, aqueles que se elegem com nome e prestígio, apoio " livre do povo " é raridade ou excessão, a fiscalização não tem como atuar, não tem mecanismos e é apenas para "inglês ver", como se diz. Só pegam e punem no Brasil os bagrinhos ( peixinhos pequenos), ou algum lider politico divergente que briga com a máfia do poder. Exemplo Collor e seu impeachment., hoje ele é aliado e colaborador de antigos algozes e adeversários politicos.

E por fim, grande parte dos cidadãos perderam totalmente a fé e a confiança nos politicos que ai estão e no sistema eleitoral , acreditam que a unica forma de ganhar com a politica é tirar 100, 200 ou até 10 reais de um candidato durante o processo e vender o seu voto, alguns vendem o voto para mais de 10 candidatos diferentes e depois nem sabem pra quem votou. A corrupção na verdade foi estendida ao tecido social em baixissimo custo individual e caríssimo no coletivo.

Esse é o quadro real da politica eleitoral no Brasil, onde quem ganha são os grandes marqueteiros, os politicos corruptos modernos que não falam em celular e nem deixam rastros, negociam dentro de picinas e em locais onde cameras e gravações são impossíveis de serem acionadas, quem trai um esquema desses morre ou desaparece e quem não concorda não tem a mínima chance no meio. Para se ter uma idéia o custo de uma eleição de deputado federal em média custa em torno de 6 milhões de Reais.É claro que ninguém vai gastar isso para ganhar salário de 25 ou 30 mil reais ao mês. A própria lógica do sistema capitalista mundial em que vivemos é investir para ganhar mais e jamais para perder, quem investiria mais de 50 milhões em uma vaga do senado só porque é patriota ou apaixonado em defender o povo e os interresesm da pátria?!, e a maioria dos politicos em cargos ou são empresários ou representam eles e seus grupos.

Essa é a realidade brasileira, o resto é conversa pra boi dormir, raras excessões , pequenas maquiagens e exceções que: jamais surtirão efeito.

Com a eleição de Lula a situação ficou pior, a esperança de mudanças profundas de fato foi frustrada e acabou abafada pela mídia e progamas sociais que maquiam a realidade do Brasil. As representações de base da sociedade não foram fortalecidas e sim cooptadas e transformaram-se em sócias e parceiras do poder estabelecido:( Leia-se Centrais, Sindicatos e outras entidades que antes eram ligadas de fato ao povo e se mobilizavam fortemente).

Veteranos militantes que dedicaram-se anos ao PT e a eleição de Lula, estão envelhecidos, cansados e desistiram da politica e da militância, aqueles que não foram cooptados e aceitaram o "moderno jogo politico" Já estão fora do barco e não acreditam em novas possibilidades em vida...Dizem: - Talvez outras gerações futuras!!!

O fato emblemático da era LULA foi é o caso do MENSALÃO, que tentam desmentir até hoje, buscam desmoralizar o Procurador da República e até juízes que desejam punir os culpados e envolvidos no caso...Até os dias de hoje todos os envolvidos estão ai impunes e muitos continuam com poder e ricos.

É triste mas é verdade, essa é a triste realidade!!!