"COLUNA OPINIÃO", ABORDA ASSUNTO CONTRA A   REELEIÇÃO NO LEGISLATIVO.
 


    “OPINIÃO”.
          ARMANDO LEMES.
         armandolemes@yahoo.com.br
 
Minha coluna “Opinião” deixou de ser publicada no Jornal “Vale da Eletrônica” de Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, logo depois da morte de seu fundador, meu amigo Rubens Carvalho. Continuo publicando-a na minha página do Recanto das Letras, onde também apresento meus trabalhos artísticos, focando poesias, textos e os mais diversos assuntos. A aceitação surpreende pelo número de visitas e leituras das matérias publicadas em nível de Brasil e também muito lida em Portugal. Basta pesquisar no GOOGLE, Coluna Opinião de Armando Lemes, para continuar lendo minhas matérias, agora quinzenalmente e virtual, abrangendo assuntos da política local e nacional.
No dia 7 de outubro o Brasil escolherá seus novos prefeitos, vices e vereadores em mais de 5 500 municípios. Nos municípios onde haverá segundo turno para o Executivo será no dia 28 de outubro. Venho focando há tempo o assunto reeleição no Legislativo. Sou totalmente contra a reeleição baseado no principio da renovação. Vereadores reeleitos normalmente se acomodam e estão mais preocupados com o bom salário no fim do mês. Trabalha-se pouco e se ganha muito. A hora trabalhada do vereador tem a  maior remuneração entre as horas de todos os cargos políticos do país, levando-se em conta a pequena carga horária que um vereador tem que cumprir.
Num país como o nosso onde o número de vereadores já era um absurdo, a Emenda Constitucional 58 de 2008 aprovou um aumento assustador de vagas baseado na população do município, segundo dados do IBGE no último censo realizado. Mais 5 070 vagas de vereador serão criadas em todo o país. No caso de minha cidade, Santa Rita do Sapucaí, MG, onde há uma população de mais ou menos 37 mil habitantes passou de 9 para 13 vereadores. A Câmara já não tinha condições de abrigar nove, imaginem treze legisladores, um absurdo em se tratando de uma cidade pequena que requer mudanças urgentes, mas não no numero de vereadores. As mudanças prementes prendem-se ao fato da renovação e da capacidade política dos candidatos eleitos. Como sou totalmente contra a reeleição no Legislativo, enumero abaixo 11 motivos para que você diga não a reeleição.
 
  1. Vereador que nada fez em outros mandatos se reeleito continuará fazendo a mesma coisa.
  2. Vereador se reeleito estará preocupado em ganhar dinheiro fácil, pois já conhece as manhas do poder.
  3. O vereador que candidata a reeleição acredita que seus eleitores são uns idiotas, pois mesmo não tendo feito nada no mandato anterior votarão nele novamente, não façam isso, mostrem que querem mudanças, chega de enganação.
  4. Você não votando em vereador candidato a reeleição estará dando oportunidades para novos vereadores, bem intencionados, que poderão fazer alguma coisa por você e por seus conterrâneos.
  5. Você não votando em vereador candidato a reeleição estará mostrando seu amadurecimento politico e dizendo não ao continuísmo no Legislativo.
  6. Você não votando em vereador candidato a reeleição estará prestando um bem maior à população sofrida pelos desmandos políticos dos vereadores que estão aí.
  7. Você não votando nos vereadores candidatos a reeleição estará desempenhando sua cidadania em prol de seu município carente de legisladores competentes preocupados com mudanças necessárias à melhoria de qualidade de vida dos munícipes.
  8. Você não votando nos vereadores candidatos a reeleição estará dando oportunidades e esperança para que tenhamos pessoas sérias no Legislativo, empenhados em trabalhar pelo interesse da população.
  9. Se você votar num vereador candidato a reeleição estará compactuando com ele no próximo pleito e quando se arrepender será tarde demais e nada mais poderá fazer.
  10. Exerça sua cidadania não votando na reeleição de nenhum vereador, vamos dar oportunidades aos novos.
  11. Vote com a consciência, não vote na incompetência.
 Vereador reeleito é vereador suspeito, não vote em reeleição, mostre a força de seu voto, tudo depende de você.  Pensem, analise o que seu vereador fez pela cidade, por você e pelos munícipes, não vote no continuísmo e não vote porque o candidato é bonzinho e você é amigo dele. Vote na competência, na honestidade e no carácter do candidato. No dia 7 de outubro diga não à reeleição. Até a próxima coluna se Deus quiser e Ele há de querer, porque aqui estarei falando sério em defesa da comunidade.

Autor-Armando Lemes-05 de setembro de 2012.