Brasil e Venezuela

Ouvi pessoas dizendo que o Brasil pode ser a Venezuela de amanhã. A comparação se deve aos dois países terem desenvolvido políticas de transferência de renda e, inquestionavelmente, terem colhido bons frutos. Mas a comparação, para não dizer descabida, é leviana.

O finado Hugo Chávez tem seu mérito por ter dado real atenção às classes mais pobres, destinando receita do petróleo a políticas sociais. Resultado: indicadores invejáveis, como miséria e mortalidade infantil caindo pela metade. Porém, hoje o país está agrilhoado em uma crise econômica, devido ao viés centralizador do governo.

Hugo Chávez estatizou quase tudo. Hoje a Venezuela sofre com uma inflação que não baixa dos 20%, moeda desvalorizada, e, segundo a imprensa brasileira, faltam alimentos nos supermercados.

Ao contrário do Brasil, a Venezuela não tem competitividade externa. Semelhante ao Brasil, a Venezuela também enfrenta casos robustos de corrupção, o que exige (olha só) maturidade do presidente Nicolás Maduro e muito jogo de cintura para impor sua governabilidade. Diferente de lá, aqui a imprensa é livre e todos falam o que querem. Ao contrário de lá, aqui o livre mercado existe.

Como peroração, contesto os pessimistas e ratifico minhas comparações. Com o PT, ou com qualquer outro partido, o Brasil está a anos-luz da Venezuela. Superamos boa parte dos problemas sociais que o povo venezuelano ainda sente na pele. As nossas preocupações, hoje, são outras.

Victor Godoi de Almeida
Enviado por Victor Godoi de Almeida em 25/04/2013
Código do texto: T4259614
Classificação de conteúdo: seguro