MORTE DO ÍNDIO TERENA EM MS!

TODOS SABIAM QUE PODERIA HAVER MORTES EM MS, SEJA DE ÍNDIOS, FAZENDEIROS OU DE POLICIAIS, FOI UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA DURANTE ANOS.... Acompanho os problemas de terras indígenas a muito tempo, mais de dez anos e o Estado brasileiro através de vários governos tem se omitido e é por isso que houve morte do índio Terena.

Varias Comissões já foram a Brasilia durante o governo Lula e agora durante o atual governo, todos sabem que os Fazendeiros e proprietários tem documentos em cartórios e prova de sua propriedade em função de reconhecimento legal do próprio Estado e dos Cartórios.

As pessoas que vem "fazendo a cabeça dos índios", se esquecem de que a cultura do índio é diferente da cultura geral da sociedade civil, os índios tem suas próprias crenças e formas de agir, a Funai ou organização que vistoriou as terras e disse que foram terras dos antepassados dos índios, deveriam agir institucionalmente junto ao governo e as instituições, antes de dizer ao índios que eles poderiam tomar suas terras: "...legítimas...", os Fazendeiros, sitiantes ou proprietários deveriam ser retirados da terra e indenizados, antes da ocupação dos índios. Apostaram no confronto e ficaram distantes, seguros, observando o que iria acontecer.

Porque não fizeram igual as terras da Fazenda Itamarati doada aos Sem Terra para assentamentos da Reforma Agrária? Lá os proprietários foram indenizados e tudo foi negociado, porque é diferente com os índios? Porque esperar a fabricação forçada de "mártires" e depois ficar buscando culpados?!

Sinto isso na péle, pois fui cassado, preso, demitido, humilhado, despejado e sacaneado de todas as formas na ditadura e mesmo no governo Collor, luto a mais de vinte anos pela reparação junto ao Ministério da Justiça, a Comissão de Anistia, já remeti cartas de Apelo a Sarney. FHC, A Lula, A Dilma e a vários Ministros da Justiça e até a autoridades do exterior, já viajei a Brasilia dezenas de vezes, tive despesas absurdas, tive que investigar e descobrir por conta própria o Assassinato de meu irmão esposo de uma índia na ditadura e também a reforma de um colega militar que ficou louco após prisão e perseguições absurdas, e mesmo sabendo de tudo isso, os vários Governos não reparam e ignoram meus oficios e denuncias até hoje.

O Governo espera que talvez eu vá a Brasilia e faça Greve de Fome em frente ao Palácio do Planalto ou ateie fogo ao meu corpo na Frente do Palácio do Itamarati ou faça alguma loucura, para depois procurar culpados, responsáveis...Essa é a razão de morrerem Sem Terra, Índios, Negros, Trabalhadores, Policiais e até jovens em boates.

Essa inércia e irresponsabilidade de vários governos brasileiros que se omitem e depois colocam Ministros de Estado na TV para fazer discursos e dizer que vão punir os responsáveis e culpados.

Agora vão utilizar a morte do índio em Campanhas eleitorais e outras demagogias baratas. Na verdade a sociedade civil esta sendo vitima da inércia do Estado Brasileiro.