FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA

Aqueles que se posicionam contra o financiamento público de Campanha, são pessoas desinformadas e que não tem nenhuma base ou visão concreta sobre o processo eleitoral e seu financiamento.

Na verdade, o financiamento público de Campanha já existe e custa uma fortuna ao erário, além dos gastos com a Justiça Eleitoral. o Ministério Público , a Policia Federal,até cada pessoa presa por cometer crime eleitoral durante a eleição tem um custo, urnas eletrônicas e técnicos especializados, e mesmo os gastos e deslocamentos de viaturas públicas e outros gastos imensos com dois processos eleitorais de dois em dois anos, sem contar a paralisia de obras públicas e outros entraves que chegam a mais de um ano de embromação pública, Só a paralisia que atinge o Estado e por consequência todos os entes da Federação, a cada dois anos gera prejuízos aos cofres públicos de bilhões que saem do couro do contribuinte brasileiro, pra quem não sabe! O ideal é uma eleição só a cada quatro ou cinco anos.

A Democracia e os processos eleitorais são importantíssimos e devem ser mantidos, mas o democratismo e o eleitoreirismo é quase tão pernicioso quanto as ditaduras. Precisamos de muita disciplina e respeito mutuo para viver em liberdade de fato!

Como o chamado fundo partidário não é distribuído de forma igualitária entre os candidatos e partidos, vem os chamados "candidatos independentes", que de independentes não tem nada, ligam-se a organizações nacionais e estrangeiras, a empreiteiras e grandes grupos econômicos para conseguir financiamento de campanha, o que depois custa caríssimo aos cofres, pois as porcentagens cobradas por políticos para conseguir emendas e direcionamentos de verbas, acabam, sendo cobradas a preço de ouro e juros altíssimos, esvaziando os cofres públicos e reduzindo a qualidade de obras públicas e principalmente obras em estradas e infra-estrutura, bastou uma leve investigação da Policia e do MP para verificar que deputados e senadores mordiam via DENIT muitas verbas públicas, óbvio que uma parte é para fazer a fortuna pessoal e irrigar suas próprias finanças, a outra parte é a verba separada para a compra de votos que todos os brasileiros sabem que existe em toda campanha eleitoral, salvo raras excessões de poucos "malucos" como que disputam campanhas com vinténs dos Diretórios e na maioria das vezes, acabam perdendo as eleições.Tem gente que fica oito anos e já sai com fazendas, empresas, casa de praia e cavalo de raça que valem milhões de dólares,Seriam mágicos ou magos da economia?! Tem politico que a seis anos era pé rapado e agora manda os filhos estudarem nas melhores universidades européias!!! Moram em APs de altíssimo luxo que custam acima de 3 milhões, e esse é café pequeno e nem os MPs da vida se dão conta!!!!

Alem destes fatos elencados de forma simples e que refletem uma realidade que todos sabemos que existe, embora muitos fingem que não exista e neguem até a morte! Existe um outro fato gravísssimo, pois os políticos eleitos através destes métodos atuais, jamais representarão interesse do povo, pois devem dar satisfação aos seus reais financiadores. Apesar de belos discursos patrióticos e pró-povo nas tribunas...

Fui Deputado Federal por dois anos e até hoje sou chamado de idiota e burro, por não entrar nesses esquemas propínicos, por ex-colegas de parlamento que estão lá até hoje!!! Embora, alguns desses ex-colegas tenham caído no esquema do mensalão, continuam no mandato ou com muito dinheiro no bolso. Bem, eu:estou aqui tentando novamente viver de poesias e venda de força de trabalho normal....Apesar de tudo, são os chamados "espertos" que se dão bem no Brasil e conseguem muitos votos...Muitos os chamam de ajeitados.

Exemplo: Maluf ainda é deputado, ao lado de ilustres mensaleiros....O Povo brasileiro pode fazer mil protestos e passeatas, mas se não mudar sua forma de agir nos processos eleitorais, logo tudo volta ao chamando "NORMAL"....por ELLES.....

Devemos nos olhar no espelho como eleitores e cidadãos brasileiros e entender que somos nós os responsáveis na: eleição e poder de maus políticos ou políticos corruptos, quando aceitamos vender o nosso voto por 10, 20, 100 ou 1 milhão de reais.

Basta ver que hoje as eleições se dão de forma: amante de alcova, no maior silêncio e discrição, na TV só as grandes fortunas são capazes de pagar os caríssimos marqueteiros como Duda Mendonça e outros, que transformam na TV verdadeiros monstros em anjos e serafins....Se bobear até as pesseatas do povo serão utilizadas nos programas eleitorais de alguns candidatos que tem ojeriza ao povo!!!

Em tempo: Bem lembrado por um poeta e escritor importante e lúcido do nosso Recanto: sem uma reforma política séria o financiamento público, pode virar outra bandalheira e desvio de verbas para privilegiados de sempre! Bem lembrado e não poderia deixar de registrar isso aqui essa contribuição do J. Estanislau Filho de Contagem, da nossa amada Minas Gerais, Terra da Liberdade e da luta.