O APAGAR DA LUZES NO BRASIL

Milton Pires

Nada mais desagradável, nada mais clichê para uma escritor, mesmo para esses que encontram na escrita uma forma de psicoterapia, do que sentir-se melodramático...do que soar – até para si mesmo - como um desses falsos profetas portadores de mensagens apocalípticas. Esses não são “tempos de mensagens,” não é mesmo? São, como já ficou chique escrever, tempos de “sair da frente do computador”...”tempos de ação”, não é isso?

Pois bem, supondo que eu me considere mesmo um escritor, nada mais “elegante” do que começar com um “eu lamento dizer que”...rsss...

Para sorte de vocês eu não me considero um escritor de verdade; para sorte minha não preciso começar com lamentações! Afirmo portanto o seguinte: todos sabemos, há muitos anos, o que se tornaram a educação e a saúde no Brasil, não sabemos?? Está mais do que clara a estratégia que transformou nossas escolas em templos da “desconstrução”..da apologia do relativismo, do culto a uma necessidade extrema de sentir-se normal (seja lá o que isso queira dizer) entre nossas crianças e nossos adolescentes. Percebemos com facilidade o inferno que se tornou ser professor nesse país..num pais que celebra o direito dos professores apanharem, dos alunos andarem armados e de perderam por completo a mínima noção daquilo que seja hierarquia e disciplina..

Na saúde, um sistema de corrupção sem igual na história do Brasil, desvia dinheiro para construir clinicas em Cuba e Território Palestino enquanto as pessoas agonizam como animais em emergências imundas e superlotadas e os médicos são apresentados para o país inteiro como “mauricinhos” com “nojo de gente pobre”

Então por que esse texto, meus amigos? Eu explico: era necessário um ato final...um “fechar das cortinas” magistral..Um fim apoteótico..Sabem qual ? O fim da justiça no Brasil !

Não existe mais educação nem saúde faz tempo mas faltava acabar com isso, com esse sentimento primordial, com essa crença muito mais importante do que as leis..com essa sensação subjetiva chamada justiça.

Acabar com a justiça em nada se relaciona com proibir processos, com comprar juízes, ou matar testemunhas...em nada se relaciona com absolver ladrões ou livrar assassinos da merecida cadeia..Relaciona-se com algo muito mais profundo – com a crença por parte de uma sociedade de que esse caminho – o da justiça – seja o correto...Que essa seja a rota que conduza a civilização à convivência harmoniosa entre os iguais. Todo ordenamento jurídico de uma sociedade nada mais visa do que sustentar formalmente essa ideia individual..quase atávica..e própria da condição humana que busca civilizar-se a si mesma e que ilumina o mundo das trevas e da barbárie.

A decisão tomada pela suprema corte brasileira na última semana, fez muito mais do que livrar da cadeia uma horda de estelionatários. Ela lesou de maneira indescritível, e muito mais do que já estava, esse sentimento na alma do povo. Ela reforçou mais ainda a idéia de que justiça no Brasil não existe e que é possível safar-se dos crimes mais hediondos.

Afirmo eu não saber o que foi mais grave para nossa gente simples, que depende do SUS, que usa as escolas públicas e que ainda acredita em Deus: se os bilhões roubados por José

Dirceu e sua quadrilha ou a decisão de Celso de Mello de que é possível julgá-lo uma segunda vez. Dinheiro se ganha e se perde...roubado nosso povo sempre foi..mas esperança é algo que não volta mais.

Eventualmente, a história nos brinda com pessoas dotadas de certas premonições..de uma certa capacidade de enxergar o futuro..e de dizer o que há de vir aos demais..Maquiavel afirmava que quando essas coisas, as mais graves, já podem ser vistas pelas pessoas mais simples; aí já é tarde demais..

A justiça é a base de uma nação. Sem a justiça, ou com uma sociedade que tem a sensação de que ela não existe mais, o que há de vir é o caos...é esse sentimento terrivelmente perigoso, em qualquer tempo e em qualquer lugar, de que é possível fazer justiça com as próprias mãos!

Disse no início do texto que não ia começar lamentando coisa alguma, não disse? Pois bem, menti! Lamento dizer a vocês que caminhamos todos nós em direção à escuridão ..Com o PT, morreu a justiça no Brasil..

Em 2014 completam-se cem anos do início da Primeira Guerra Mundial. Consta que, antes desse desastre, Sir Edward Grey afirmou: “As luzes estão se apagando em toda Europa e não voltarão a se acender enquanto estivermos vivos”

Cem anos depois, quem diria? As luzes estão se apagando aqui no Brasil...

Porto Alegre, 21 de setembro de 2013.

cardiopires
Enviado por cardiopires em 22/09/2013
Código do texto: T4492887
Classificação de conteúdo: seguro