MUNDICO TEIXEIRA E O "JOGO" DA POLITICA EM CAXIAS-MA.

Por Francinaldo Morais(*)

O poeta grego Píndaro (522-443 a.C.) é um dos meus provocadores preferidos. Com a sua célebre questão "como chegamos a ser o que somos", nos instiga sobre este problema humano fundamental.

O que diria Píndaro sobre o político caxiense Mundico Teixeira hoje dia 04 de julho de 2012?

Lembro-me de Mundico, há bem pouco tempo, em Caxias-MA., dedicado a manutenção da sua família com um pequeno abatedouro onde recebia regularmente volume modesto de gado bovino e o revendia a pequenos açogues. No propósito de prover a prole, a contribuição da sua companheira, exímia costureira, foi decisiva. Com os esforços dos dois, escolarizaram com educação superior dois filhos e os prepararam politicamente conforme as novas convicções do PT de Lula-Sarney.

Quando militava no PT fui uma ou duas vezes em residências temporárias de Mundico para reuniões políticas. Um lar agradável. Seus filhos, brincando no chão, levantavam-se respeitosamente e saiam para o quarto. Sua esposa, simpática e hospitaleira, preparava lanches para todos.

Mundico adquiriu muita experiência com o PT de São Paulo. Aquele era o PT da paraibana e ex-trotskista Luiza Erundina que neste momento, noutro partido, não aceitou postar-se ao lado de Lula-Maluf. A experiência no PT paulista serviu para aproximar Mundico do servidor público Washington Luis, um sujeito com aparência atoleimada mas hoje vice-governador do Maranhão. Aliado de Washington, Mundico passou a circular com desenvoltura em São Luis e Brasília.

No Distrito Federal, Mundico juntou-se a José Dirceu, José Genuíno e a outros companheiros petistas. Conseguiu alçar a situação de gestor das finanças estaduais do PT com a ajuda de Washington. Também com intervenções deste instalou a filha na SEDUC-MA e o filho no Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Em Caxias, Mundico contribuiu decisivamente para aproximação do PT local ao atual prefeito Humberto Coutinho e a personalidades como Hélio Queiroz e Catulé, naquela que ficou conhecida como Frente de Oposição Caxiense-FOC. A Frente proporcionou vitória a Humberto, mas Mundico e os outros petistas foram alijados dela ainda nos começos, logo que Humberto percebeu estar forte o suficiente para dispensá-los.Uma grande lição para Mundico que aprendeu o jogo jogado em Caxias e se preparou para novas rodadas.

Em meio a experiência da FOC, o pai de Roldão Barbosa faleceu. Fui ao velório do pai de Roldão. Entrei, postei-me junto ao saudoso de cujus. Em seguida, dirigi-me a um grupo de petistas (Falcão, Desidério, José Carlos, Chico Ramos...) que avistei na calçada, na parte externa da residência de Roldão. Em meio aqueles petistas, perguntei o que eles pretendiam com uma possível aliança com Humberto, Hélio e Catulé (à época pleiteavam a Vice que seria ocupada por Roldão). Um dos petistas me esclareceu sobre um plano: “ Lula estava no poder.O PT local ficaria com a Vice. Humberto faria um governo corrupto. Lula derrubaria Humberto. O PT local assumiria o governo municipal”.

Olhei bem nos olhos daqueles petistas mas minha estupefação não me deixou falar.

Em meio àquela apresentação do plano que me pareceu muito ingênuo, fiquei sabendo ainda que o seu principal idealizador e garantidor, considerando suas relações políticas em São Luis e no Distrito Federal, era Mundico Teixeira.

Já me disseram sobre Mundico que ele é um blasé (alguém que esforça-se para aparentar ser o que nem de longe é). Pode ser, mas quem conversa com Mundico, ao seu modo, ou seja, sob fala mansa, compassada, rouca, sorriso fácil, dificilmente desacredita nele, nos seus planos, por mais mirabolantes que pareçam. Além disto, Washington é um dos homens do ex-presidente Lula e Mundico é um dos homens de Washington.

Na concretização da candidatura própria pelo PT de Caxias ou na conquista de uma Vice com Paulo ou Humberto, Mundico poderá se firmar como o mais novo grande jogador político de Caxias, muito próximo de jogadores como Aluizio Lobo e José Castro, no passado, ou Paulo e Humberto, nos dias atuais. Muito difícil, portanto, Mundico ser novamente enrolado por estes ou outros jogadores.

Assim, comenta-se entre petistas caxienses que diferentemente da primeira versão do plano, Mundico pode agora, na eventualidade de uma aliança com Humberto ou Paulo, não esperar a saída do titular corrupto do município, mas conviverá com ele, atuando com seu grupo de petistas a partir da Vice e de eventuais secretarias como está fazendo Washington Luis no estado. Caso saia a candidatura a prefeito do PT, Mundico poderá até influir no jogo seja a favor de Humberto ou de Paulo mais agirá buscando principalmente constituir-se como novo polo político pois ele representa aqui a força desse novo PT que pretende governar o Brasil por mais 08 ou 10 anos.

Se é assim, a partir de agora não se fará mais a chamada realpolitik em Caxias sem considerar Mundico Teixeira e ninguém pode afirmar que ele está errado ou que está certo. Transfiramos isto para a História.

_________________________________________________

Professor de História, membro do IHGC e acadêmico de Direito.

Francinaldo Morais
Enviado por Francinaldo Morais em 08/11/2013
Código do texto: T4562763
Classificação de conteúdo: seguro