É UMA VERGONHA!

É UMA VERGONHA!

Antônio Mesquita Galvão

De fato, eu morro e não vejo tudo! Um dos estados mais pobres e de governo mais tumultuado pela violência e pelo descontrole, o Maranhão deve gastar R$ 1 milhão para abastecer as geladeiras da residência oficial e da casa de praia da governadora Roseana Sarney (PMDB) neste ano. As licitações para compra de 80 quilos de lagosta fresca, uma tonelada e meia de camarão, 750 quilos de patinha de caranguejo, duas toneladas de peixe, uma tonelada de sorvete e mais de cinco toneladas de carne bovina e suína, bacalhau “porto”, bombons e outras iguarias sofisticadas serão feitas nesta quinta e sexta-feira (9 e 10 de janeiro de 2014). Esta informação, divulgada pelos jornais do centro do país, vem à tona em meio a crise no sistema penitenciário do Estado, que já causou a morte de mais de 60 detentos, além de uma criança, durante uma atentado a ônibus ordenado de dentro da prisão.

Qualquer governante recebe um salário generoso para cobrir suas despesas pessoais e de alimentação, sua e da família. Agora, contrair despesas, com dinheiro público, para sofisticar seus cardápios é demais; é um abuso!

O que dizer de uma vergonha dessas? As oligarquias nacionais atravessam lei e vilipendiam a ética há muitos anos, e ninguém diz nada. O legislativo a quem caberia a fiscalização e as providências, cooptado pelo governo, não faz nada e se faz de morto para ganhar sapato novo. Aqui, em São Paulo e outros centros grandes, ainda se pode falar, mas lá no nordeste, quem denunciar fatos como este, corre o risco de sérias represálias.

Nas penitenciárias do Maranhão, onde os detentos matam (chegam a decapitar alguns) para criar espaço e dar vazão às vinganças dos grupos dominantes, existe um dos piores sistemas carcerários do Brasil, enquanto a prosperidade e o desperdício são levados a efeito pelo governo, acobertados pela impunidade que existe no país. Esse avanço no erário, em um lugar onde boa parte do povo não tem o que comer, é revoltante. Por abusos como estes, a rainha Maria Antonieta foi decapitada na Revolução Francesa.

Sabem qual é o pior nessa história? Daqui a alguns meses, nas eleições, o poviléu vai voltar a eleger os mesmos políticos, convencido tratar-se de uma “armação”, de notícias falsas e fabricadas pela mídia a serviço das oposições. Por conta disto, certos grupos políticos, as oligarquias familiares estão sempre na crista da onda, perenizando-se em esquemas ilícitos. Nosso problema, maior que a desfaçatez moral e a insensibilidade social de alguns, é a impunidade, que se radica em legislativos corruptos e judiciários ineficazes.

Agora falam em recuo da licitação. Isto até a opinião pública esquecer e a mídia se ocupar com novos escândalos.

O autor é Escritor, Filósofo e Doutor em Teologia Moral