Claudinha Manchete..

Milton Pires

Meus amigos, hoje vou apresentar a vocês mais uma personagem do meu inconsciente...rsss..Ela, às vezes virá nos visitar no Facebook ou em alguma outra rede social: A Claudinha Manchete.

Claudinha é jornalista da equipe de plantão da Folha de São Paulo. Pesando mais ou menos 45 quilos, dependendo de ter vomitado ou não antes de subir na balança, com cabelo cortado máquina zero, ela, que já trabalhou antes na Zero Hora e na Rede Globo, é uma das responsáveis pelas notícias sobre “movimentos sociais” desse importante jornal. Antes de falar mais sobre sua biografia, importante é dizer que Claudinha foi uma das poucas jornalistas brasileiras selecionadas para estagiar no Núcleo de Diversidade da New York University! Quem honra, hein??

O dia da Cláudia começa cedinho! 6 horas da manhã ela já está na redação. Chega sempre com um enorme copo de café preto (evidentemente descafeinado) e uma camiseta branca 3 números maiores que o seu escrito “PEACE” na parte da frente. Charme total, né?

Claudinha trabalha com fones de ouvido..Ela gosta de escutar Ênia ou Coldplay enquanto escreve suas matérias entre um beijinho e outro que troca com sua atual namorada, Ana Paula Redação, que fica numa mesa próxima. Sobre sua mesa, além do computador apenas a foto de seu gato siamês albino, Imago... Depois de muito insistir eu consegui fazer uma entrevista “exclusiva” com ela aqui para o Inglourious Doctor. Segue a transcrição..

Eu – Cláudia, conte-nos um pouco sobre você e o sucesso que vem fazendo com as matérias na Folha de São Paulo.

Claudinha – Aahah..não sei sabe, Milton? Foi como se tivesse “batido uma energia”..uma coisa diferente entre eu e o pessoal da Direção da Folha...Nem sei te dizer...a gente tava numa festa rave aqui em SP..conversando e quando vi, no dia seguinte, eu já estava dentro da redação..legal, né??

Eu – Sim...muito...Mas me diga o seguinte: qual sua experiência prévia em jornalismo antes de escrever para Folha, quer dizer..depois de terminar a faculdade o que você fez...??

Claudinha – Ah foi super legal, cara...a gente formou um grupo e viajou pelo interior da África..Publicamos várias matérias...Algumas para o Jornal das Nações Unidas...sobre preconceitos sexuais nas tribos da Namíbia..a repercussão em Nova Iorque foi muito positiva, sabe??

Eu – Sei...Você tem alguma religião, Cláudia??

Claudinha – Ai cara, olha só...meu lance é uma mistura de xintoísmo com a Igreja Ortodoxa Russa...Super legal, né??

Eu – Muito...muito mesmo...mas me diga, você acredita em Deus, Claudinha??

Claudinha – Cara, olha só, meu....tipo assim..eu acredito numa energia superior eternamente boa, que sabe de tudo que acontece, que está em toda parte e que tá superligada no que fizemos, sabe?? Mas olha só, meu..isso não tem nada a ver com Deus!

Eu – Sim..claro que não...qualquer um sabe a diferença...

Claudinha – Pois é..então,né??

Eu – Pois é...Claudinha, deixe eu lhe fazer uma pergunta: Olha só, além do seu trabalho na Folha você às vezes tem tempo para alguma coisa extra..um lance profissional por fora..??

Claudinha – Meu, olha só..às vezes aparecem tipo assim algumas coisas menores..que não são tão conhecidas na mídia ou não tem tanta importância para o Brasil, daí a gente faz...

Eu – Entendo..Tem algum exemplo??

Claudinha – Olha só..tempo atrás um pessoal do Conselho Federal de Medicina queria, tipo assim, que eu fizesse alguma coisa por eles, sabe meu?? Fiquei com pena dos médicos...tá rolando uma energia super-negativa entre eles e o Governo. Então se houver algo que eu possa fazer...Meu, por falar nisso..agora eu lembrei: pra fechar um contrato parece que tinha que falar com uma tal de “Entidades Médicas”, cê sabe de alguma coisa??

Eu – Eu?? Não ...não tenho idéia..mas se souber eu te aviso..Claudinha olha só, foi muito legal você ter nos recebido aqui.. Agradecemos muito e vamos publicar a entrevista no Facebook, pode ser??

Claudinha – Ai cara...tipo assim, meu superlegal sabe??...Ah..e manda uma beijoca pra todo mundo da Medicina...e se souber alguma coisa das “Entidades Médicas”..pede para elas ligarem tá??...beijuuuuuuuuu...

Porto Alegre, 18 de janeiro de 2013 PVC (posterior a vinda dos cubanos)

cardiopires
Enviado por cardiopires em 18/01/2014
Reeditado em 19/01/2014
Código do texto: T4655249
Classificação de conteúdo: seguro