QUE CONTRADIÇÃO?

Não entendo a pretensa contradição entre se manifestar contra diversos problemas do Brasil, para os quais a Copa é só uma ocasião na qual, sim, muito destes (problemas) se expressaram, e torcer para sua seleção (ou outra) num esporte de que se gosta.

Talvez quem acha que nunca existiram motivos para se manisfestar e agora torcem pela seleção, (e, de quebra, são a favor de Dilma) se achem mais coerentes - não vejo bobagem maior. Da mesma forma, vejo um discurso geral anti-petista, que é similar em termos de "coerência", em que temos: o Brasil tem problemas, o PT está no governo, logo a culpa é do PT - outra coisa sem sentido.

Todas essas coisas são de um reducionismo besta e desleal! - mas eu entendo a necessidade disso, serve muito bem à propaganda: como capturar uma pessoa, um cidadão, um consumidor, um fiel ou um eleitor sem ter que fazê-lo pensar complexamente a respeito de algo? Simplificando e, muitas vezes, atropelando os caminhos complicados da razão e da verdade, reduzindo-os.

Dessa forma, isso é usado no Brasil, mais uma vez, assim como em todas as partes do mundo, pelos partidos políticos, igrejas, empresas, governos... E com certeza é o caminho mais "vantajoso", pois, estando "de um lado", você terá companheiros, possibilidade de vencer, assistência etc. O mundo infelizmente funciona assim.

Quem é simplesmente "contra a Copa", me parece que, ou não gosta de Futebol, seleção etc. (o que é perfeitamente inteligível, por que não?), ou é contra essa forma de campeonato, em que entra questões técnicas e administrativas dentro do esporte.

Eu sou contra a forma como eventos esportivos adquirem a forma de "Megaeventos", na qual existem várias implicações antidemocráticas e equivocadas em relação as cidades, ao envolvimento do governo etc., do qual fala bem Carlos Vainer ( http://www.youtube.com/watch?v=ZKDRaZXajIg ). Pra mim, a Copa não é um problema em si mesma.

1. Fui às ruas na Copa das Confederações em que fomos todos brutalmente reprimidos por um governo petista, manifestações estas que foram resposta à violência em São Paulo (no âmbito de um governo tucano (PSDB)). 2. E torço pela seleção Brasileira, assim como desde pequeno o fazia, afinal gosto de jogar futebol e de torcer especialmente na Copa do Mundo. 3. Talvez eu vote em Dilma Rousseff.