*** COMENTANDO A NOTÍCIA VII ***
Entrevista com o candidato ao Governo do Distrito Federal, José Roberto Arruda.


 
 
Eu não queria fazer mais nenhum artigo sobre política, mas o que eu li hoje, não deu para engolir uma entrevista do então ex- governador, José Roberto Arruda, no Jornal na Hora H! Quando perguntado (Quais as suas propostas ao transporte público, em especial para o metrô do DF?) Eis as suas respostas: Eu participei do metrô desde o projeto de origem. O primeiro trecho de 32 quilômetros, nós construímos quando fui Secretário de Obras no governo Roriz. E o segundo trecho, como governador. Eu defendo que o metrô é o único sistema civilizado, que estrutura o crescimento da cidade. Comentário meu: Até aqui tudo bem. Agora vamos naquilo que eu considero um absurdo. “No meu governo, não terá greve de metrô, porque se fizerem a greve em um dia, eu privativo no outro.” Pra mim isso é entregar de mãos beijada o patrimônio brasiliense a iniciativa privada, já foram consumidos milhões de reais tanto federal e estadual. Os servidores fazem greve porque muitas das vezes os governantes de plantão não cumprem o prometido com os seus servidores. E além do mais é um direito constitucional, artigo 9º.
 
Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
 
§ 1º - A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
§ 2º - Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei.
 
Ao meu ver aqui temos um ponto positivo, agora resta saber se realmente vais ser cumprido na sua totalidade. Eis a pergunta com a sua devida resposta: (Como o senhor fará a reforma administrativa?) Será drástica. Pretendo cortar as secretárias pela metade, para que o governo reduza o seu papel àquelas missões fundamentais: segurança pública, cultura, educação, saúde, obra e transporte, meio-ambiente, ação social. O resto deixa de existir. Comentários meus: Será que isso realmente vai acontecer aonde o governo irá alocar os seus cabos eleitorais e os seus muitos conchavos pra chegar ao poder. Um dia Lula disse que no congresso tinha 300 picaretas e teve que governar com eles, não com os 300, mas sim com 513 deputados e 81 senadores. Agora nos resta saber se todos são picaretas ou não, ou são apenas 300, posso dizer sem temor que sobrou para alguns mensaleiros. Outra pergunta que também me chamou a atenção: O senhor vai endurecer com os servidores públicos? Eis a reposta: “Nos meus três anos de governo, não teve greve. Eu endureci, mas sem perder a ternura. Pretendo ter diálogo, fazer acordos e cumprir. Governo tem que ter comando. Governador não pode ser frouxo. Comentários meus: Eu concordo plenamente que um governo tem que ter comando e não ser frouxo, mas tem que agir dentro da lei, caso contrário vira ditadura, um governante não precisa ser bonzinho basta apenas cumprir o que a nossa constituição prega, principalmente nas áreas da saúde, educação, segurança pública. Esse tripé é muito complicado de ser resolvido, o padrão FIFA, passa bem longe do nosso povo.
 
Já nessa pergunta outro fato também me chamou a minha atenção: Depois da decisão do TRE, o senhor disse que pretende ganhar no 1º turno. Como? Respostas: Já estamos ganhando o jogo de uns três a um. Se, aos 42 minutos do 2º tempo, tem um pênalti a meu favor e eu fizer o gol, decido a partida, sem prorrogação. Esses que trabalham nos bastidores para me fazer o mal podem, eventualmente, me fazer o bem. Comentários meus:  Eu não creio que uns e outro estão querendo fazer o mal, o nosso passado muitas das vezes é capaz de nos condenar. O TSE quem sabe terá a palavra final, não desejo ver novamente a nossa capital passar mais uma vez por uma estabilidade jurídica novamente e ser tema de piada pelo Brasil a fora e no exterior, por culpa exclusivamente dos nossos maus políticos, Brasília não merece isso.
 
Um político tem que ser a cima de tudo um cidadão, e um grande democrata. Voltaire deixou uma frase que representa o verdadeiro democrata “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.” Os políticos sempre saem com essa, depois que passam por grandes tempestades-políticas que as urnas os absorveram. Nós já ouvimos muito isso pelo Brasil a fora com a eleição no bolso os caras saem ileso, ficam inume a tudo tem o poder nas mãos, é o senhor da razão. Agora nos resta esperar, pois as pesquisas podem nos enganar, e a expressão “Fator Brady”, podem nos surpreender, essa expressão é usada para os casos em que as pesquisas são induzidas a erro pelos próprios eleitores. Peço a DEUS que ajude e nos orientem na hora do voto. Felicidades a todos!!!

 
***********************

 
 
Fonte: Jornal na hora H!
Brasília/DF.  
Segunda-feira,18 de agosto de 2014.
Ano – 6
Nº 2618 – Páginas 08, 09 e 11. 
 



José Aprígio da Silva.
“Lorde dos Acrósticos”
Stenius Porto.
Ceilândia/DF
Terça-feira, 19 de agosto de 2014 – 00:06.
JOSÉ APRÍGIO DA SILVA
Enviado por JOSÉ APRÍGIO DA SILVA em 19/08/2014
Reeditado em 19/08/2014
Código do texto: T4928189
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.