O QUE VOCÊ GANHOU... OU PERDEU?

No domingo por volta das 20h00min, quando olhos e ouvidos dos brasileiros estavam diante da televisão, eu me deliciava com o som do “Nihgtwish”. Ainda com Tarja como vocalista, a turnê “O fim de uma era” foi uma das melhores da banda finlandesa. Para o consolo dos derrotados, toda era um dia chega ao fim. Mesmo que demore um pouco.

Enquanto eu ouvia aquele metal sinfônico estridente, Tarja cantava docemente “Walking in the Air”. Assim estava a maioria dos brasileiros naquele momento: “Caminhando no ar”. Alguns caíram de bunda alguns minutos depois. Outros ainda continuam caminhando. E fatalmente cedo ou tarde baterão a bunda na queda.

Rapidamente o luto das bundas que caíram, e a euforia dos que continuaram voando tomaram conta das redes sociais. Foi assustador constatar o “bullying virtual” da parte perdedora contra os nordestinos. Encontrar culpados no curral adversário não é próprio de pessoas politizadas.

Os olhares dos derrotados deveriam focar num grande curral azul. E tentar entender o enigma dos mineiros. Eu sou um dos que querem saber por que Aécio Neves perdeu a eleição no seu estado. E Minas Gerais não fica na Região Nordeste.

O Brasil é diferente até no contraste das cores. Geralmente a cor que faz conotação com o inferno é o vermelho. Aqui é o vermelho que comemora mais quatro anos de vida no paraíso. Já o azul pragueja mais quatro anos vivendo no inferno.

A parte boa disso tudo, é que a euforia e o luto serão rapidamente atropelados pela realidade do dia a dia. Logo os eufóricos e os enlutados perceberão que nenhum político assinará o cheque do valor das compras no mercado. Que a dívida do cartão de crédito ainda precisa ser paga. E que se não for trabalhar será demitido.

Enquanto isso, aqueles por quem se está eufórico ou enlutado não precisam trabalhar e nunca são demitidos. Com um agravante pior. A maioria das contas deles está sendo paga mensalmente por você. Que nem tem dinheiro para pagar as suas. Se você não for bandido ou corrupto nem tente roubar. Você será preso.

Quando a festa termina entra em cena a hipocrisia. Depois de passar quatro meses acusando uma pessoa de mentirosa e corrupta você ligaria pra ela? Do outro lado, o vermelho foi substituído pelo branco da “paz e do entendimento”. Engraçado que o vencedor sempre prega o entendimento desde, é claro, que seja ele quem mande.

Eu não fiquei eufórico, ou enlutado com a vitória de Dilma Rousseff. Não vou perder e nem ganhar nada com isso. E de uma coisa tenho certeza. Sempre que quiser, eu posso caminhar no ar ouvindo Nightwish e Tarja. Sem o perigo de cair de bunda no chão. Ou de compartilhar com a hipocrisia alheia.