Ensaio Sobre a Cegueira e a burguesia sulista brasileira

A presidente da república Dilma Rousseff foi reeleita após uma acirrada disputa com seu adversário, o tucano Aécio Neves. Tamanho equilíbrio nas urnas fez-me lembrar do esplêndido romance do escritor português José Saramago. Ensaio Sobre a Cegueira relata uma epidemia de cegueira que afeta multidões. Multidões que compareceram às urnas no último dia 26. Pouco mais de 48% dos eleitores votaram a favor da chamada “mudança”. O que eu chamaria de retrocesso.

A grande maioria do eleitorado tucano se concentrou nas regiões sul e sudeste do Brasil. O que faz certo sentido, pois é onde vivem os mais favorecidos financeiramente, mas também é uma terra onde vivem muitos humildes e assalariados, como em todo o Brasil.

Que a esmagadora maioria dos empresários, playboys e milionários tenham depositado seu voto no candidato tucano não é segredo nem surpresa pra ninguém, isso faz todo o sentido. O que me causou certo estranhamento foi ver pessoas humildes e de baixa renda, que tiveram suas vidas melhoradas de maneira notável durante o governo do PT, defenderem com unhas e dentes a candidatura da oposição. Talvez a chamada “Treva Branca”, ou melhor, “Treva Azul” tenha cegado os olhos destes simplórios brasileiros.

O fato é que durante o governo do PT o poder de compra do salário ganhou força desproporcional se for comparado ao do governo tucano, que assombrou o país até o início dos anos 2000. Lembro-me que uma simples bicicleta nos meados da década de 90 custava quase dois salários mínimos, e posso citar inúmeros exemplos iguais a este.

É claro que os mais jovens que estavam votando pela primeira vez devem não se lembrar desta época, e por isso tenham acabado em lágrimas, como as lágrimas de uma musa, sem causa e sem passado, simbolizada pela mídia.

Por outro lado temos os burgueses, revoltados como sempre. Indignados com os programas sociais do PT. É claro, eles não conhecem a fome. Vivem a repudiar o que é oferecido e não vendido. Dizem que o Bolsa Família é uma forma legal de comprar votos, de sustentar vagabundos. Mentira! Mas... tudo bem, é provável que exista uma fatia de desocupados comendo nas custas do governo, mas e daí? Em um país onde sempre se arrecadou oceanos em impostos e a corrupção está impregnada em cada repartição pública, isto sempre foi fato, em todos os governos. Indiferente de partidos. Por isso, tenho a certeza de que mais vale um vagabundo de barriga cheia do que um trabalhador passando fome.

No final das contas prevaleceu a vontade da maioria, não a esmagadora maioria, mas a maioria consciente, que não se impressionou com as notícias sensacionalistas de uma imprensa “imparcial” e composta, em sua maioria, por profissionais consumidores de vinho do porto, champagne francês e caldinho de escargot.

É claro que o governo atual tem sérios problemas, como a corrupção, que certamente nunca deixará de existir, pois está no DNA do ser humano, especialmente no dos brasileiros. E a economia, que é de longe a área mais sensível do governo Dilma, mas que mesmo assim, está longe do pesadelo que um dia foi a economia do PSDB.

Por fim, espero que a “Treva Azul” não volte a assombrar o país daqui a quatro anos. Pois todos sabem como é difícil a “responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam”.

Renato A
Enviado por Renato A em 02/11/2014
Reeditado em 02/11/2014
Código do texto: T5020555
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.