AS PASSEATAS NÃO TERMINAM NAS RUAS

Quando eu tinha 9 anos e vivia sob o governo militar, fui numa passeata na pequena cidade de Três Pontas, sul de Minas Gerais!!! Fui com a escola, uniformizado, com uma bandeirinha de papel nas mãos e ainda ganhei um afago nos cabelos, das mãos de Aureliano Chaves, apoiador de Tancredo Neves para Presidência! Para nós crianças era uma certa espécie de ídolo, pois guardávamos seus “santinhos” para grande coleção de figurinhas de político que catávamos na rua depois de cada comício!!! Para nossos pais e avós, aquele mineiro, era à época, o Vice-Presidente da República (1979-1985), exercendo várias vezes a presidência, sendo o primeiro vice-presidente civil do regime militar, desde Pedro Aleixo - o vice de Artur da Costa e Silva.

Na história recente do Brasil, tivemos muitas passeatas. A dos cem mil que ocorreu em 1968, quatro anos antes de eu nascer, tivemos as marchas da família com Deus pela liberdade, em 1964. Duas décadas depois tivemos as passeatas pelas diretas já, e quando eu servia ao Exército, oito anos mais tarde, as passeatas dos famosos caras pintadas que pleiteavam o impeachment de Collor.

Fui para as ruas em junho de 2013, onde naquele ano , tivemos inúmeras manifestações populares, nascidas nas redes sociais e sem nenhum foco definido!!! Mas qual o aspecto prático dessas passeatas, quando nos deparamos com uma nova configuração de política e de comunicação entre os povos? Hoje o Capitalismo contemporâneo criou novos limites pelo rearranjo econômico que está sendo promovido pela transformação de um mundo produtivo em um mundo financeiro, devido ao advento da revolução tecnológica. O povo sofre um processo de “fantochização”, ou seja são meros instrumentos nas mãos dos poderosos manipuladores, por um simples e pequeno motivo: Não entendem de política, acham um assunto chato e votam sem ao menos saber o que estão fazendo! Então, o significado real disso, é que inúmeras pessoas que estão numa passeata, mesmo assim, votam no Governo!!! Algo até difícil de entender!!! Mas de fácil resolução se lançarmos um olhar sobre a educação política brasileira. Pois o cidadão que tem uma formação acadêmica de má qualidade, tende a ser manipulado, pelo jogo dos poderosos! Inteligência é um conjunto! Não basta apenas uma formação específica em uma determinada área, pois a tecnicidade é diferente e passa longe da inteligência. Essa engloba inúmeras aptidões, é um conjunto que leva a discernimento e resolução de problemas!!!

Não esqueçamos o princípio básico da Democracia: “ Todo poder emana do povo e em seu nome será exercido”. Já na CRFB de 1988, o Art. 1., parágrafo único é claro: “ Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente , nos termos desta Constituição”.

Esse é o cerne da questão. A roubalheira generalizada, a impunidade, os desmandos, a marketização política e todas as maledicências que vem ocorrendo no País, é por via de regra, originária do povo!!! Obviamente, que se analisarmos proficuamente o Art. 1. Da Constituição, teremos a triste constatação que ocorre uma traição ao povo. Uma traição não no sentido figurado, mas no sentido literal da palavra!!! Diria, uma Traição dupla, porque o governo mantém esse povo na caverna de Platão, ou seja nas teias da ignorância!!!

E aí? O que fazer?

O povo que é o grande protagonista da Democracia, ao mesmo tempo é o grande fantoche dos políticos, que usam o poder emanado do povo pra legitimar suas urdiduras!!! Ontem no discurso do Ministro Miguel Rosseto, o mesmo disse que quem foi às ruas não são eleitores de Dilma!!! Da resposta do mesmo, está o fundamento de que, se o governo está mal, foi o povo que escolheu!!! Uma falácia!!! Somente poderia ter partido de uma boca ignóbil!!! Ocorreu antes das passeatas de 15/03/2015, uma outra manifestação no dia 14, a favor do governo e contra a corrupção!!! Totalmente dicotômica, paradoxal, inacreditável!!! Pois o cerne da corrupção é o GOVERNO!!! Como alguém pode ser contra a corrupção e a favor de quem a propaga????

Bom, as passeatas acabaram. Para alguns virou programa de domingo, pois muitos já estavam nas praças e nos pontos de convergência parando o trânsito desde manhã, com suas latas de cerveja!!! Para muitos jovens foram divertidas, outros “pagação de mico”. Para muitos geraram inúmeros selfies, outros realmente, deram a “cara” para bater e mostraram seu patriotismo!!! Mesmo com todas essas “mesclagens”, passou a impressão de união, de vitória, o número de participantes demonstrou força!!!

Hoje todos estão de volta às suas vidas, sendo que a política excluiu os cidadãos de suas decisões em uma atividade full time e profissional, pois as próprias necessidades do dia a dia, deixaram o povo ocupado demais em prover seu sustento cotidiano!!! O tempo necessário para mudar, para avançar, para resolver problemas o cidadão não dispõe!!!

Não adianta apenas passar o recado para um Governo que não abre os olhos para ver a insatisfação do povo, o que já é notório sem passeatas!!! Que as reivindicações se tornem reais, que os gritos das ruas se tornem atitudes das autoridades, não somente no efervescer das paixões pós-passeatas, que hoje pela manhã, já resultaram em prisões de corruptos, mas inertes que logo são quebradas, pois feitas às pressas e para dar resposta e engambelar o povo!!!

Para fazer oposição a um partido com raízes em todos os setores, bem estruturado, é preciso que haja uma estruturação também do povo!!! As passeatas devem acender a chama da mudança e da exigência de fatos concretos urgentemente, caso contrário, cai no esquecimento!!! Os jovens devem aprender que manifestações populares não são “pagação de mico”; e cabe a cada adulto ensiná-lo!!!

Não adianta rugir como um Leão e votar como um boi que vai para o abatedouro!!! Os passos que damos na rua, devem ser consolidados com o voto que depositamos nas urnas de quatro em quatro anos e que tenha esse cidadão diante de si, a possibilidade real e não fictícia, de discernir entre modelos diversos de propostas de governo, a verdadeira realidade da mudança para resolver seus problemas sociais. Caso contrário, seremos paradoxais novamente, pois afinal, está bem nítido que todo Poder emana de quem?????

Telêmaco Marrace de Oliveira