A SEGREGAÇÃO VELADA E A MIOPIA POPULAR

A propaganda é uma das armas mais poderosas de uma guerra. E quando nos referimos a guerras podemos estender para o conceito de qualquer conflito ou embate, inclusive os ideológicos, e aqui quero me dirigir as chamadas propagandas e discursos políticos.

Tenho notado que desde o primeiro governo do Partido dos Trabalhadores (PT), ocorre um árduo trabalho para consolidação de uma técnica de propaganda que se denomina Estereotipificação ou Rotulagem (polarização), visando fortalecer a segregação social e de raças em nosso país.

A nefasta estratégia publicitária do atual governo, como pilar para manutenção de seu grupo político no poder, ficou mais evidente com o último movimento popular por todo o país que ocorreu em 15 de março.

A retórica do grupo político da situação deixa de forma clara o início da colheita das sementes da segregação, plantada desde o primeiro governo de Lula. Tendo como aliados poderosos grupos de comunicação do país, as reivindicações de 15 de março foram rotuladas de movimento burguês ou da elite brasileira.

Para piorar a situação algumas pautas da reivindicação dos grupos que organizaram o movimento (pautas em que o governo e seus comparsas midiáticos fizeram questão de evidenciar), como o Impeachment de Dilma e o retorno dos militares ao poder, foram um ‘prato cheio’ para o PT.

Primeiro porque não há subsídios suficientemente legais para iniciar um processo de Impeachment contra a presidenta (pelo menos até o momento), segundo que falar em retorno da ditadura militar em um Estado Democrático dirigido por um 'chefe do executivo que lutou contra a ditadura', foi um gancho magnífico para desfigurar os propósitos reais do movimento (é só analisar o discurso de Dilma sobre as reivindicações).

A população brasileira deve ficar atenta para alguns detalhes no ‘espetáculo político’ do país, pois infelizmente a educação capenga oferecida pelo governo (obrigação do Estado) a muitas gerações, é hoje causadora da miopia política em que vive grande parte da nação.

Todos os movimentos políticos na história da humanidade tiveram a classe média como fomentadora. Se há de fazer uma segregação ou rotulagem para a onda de movimentos ocorridos no Brasil nos últimos tempos deve ser o de quem paga os impostos e o de quem os recebe e tem a obrigação de administrá-los bem, qualquer outra rotulação será utilizada pelo governo como ferramenta retórica para enfraquecer as reivindicações populares.