Para que entendam de uma vez por todas: presidente não manda no Brasil

O poder executivo entra apenas com o plano de governo, mas para que o plano de governo seja uma verdade, orçamentos devem ser votados, leis devem ser criadas. Ou seja, depende do legislativo para que tudo aconteça, pois se não virar lei, não pode ser executado e é justamente aí que entra a treta toda.

Digamos que você como presidente diga que pretende lançar um orçamento de 20 bilhões para a saúde, não basta você ter essa vontade, sua vontade deverá ser também aprovada pelo congresso que criará leis para que isso se torne uma verdade. Mas e se o congresso estiver com vontade de impedir que você governe e faça do seu plano de governo uma verdade, como pode o congresso impedir? Muito simples, votando outros projetos que nada têm a ver com seu plano de governo, ou alterando sua proposta e acrescentando outras coisas no texto, simplesmente votando contra e por aí vai!

E é justamente isso que Eduardo Cunha está fazendo com Dilma. Poucos de vocês sabem, mas a MP668 foi alterada na Câmara dos deputados e foi acrescentado ao texto um artigo que prevê a construção de um prédio anexo ao do congresso para que nele se instale um shopping e salas comerciais ao custo de R$1 bilhão do nosso bolso! Alteração esta aprovada pela Câmara dos deputados! Parece bizarro, mas é a pura verdade. Aí vocês podem perguntar, passando pelos deputados, vem os senadores que podem derrubar tal absurdo, sim podem. Mas e se, por acaso, este absurdo passar, tem o presidente para vetar, não é? Sim, em partes. A razão disso é que todo veto presidencial volta ao congresso para ser discutido e pode ser derrubado. Para derrubar um veto presidencial é necessário maioria tanto na Câmara dos deputados quanto no senado e o detalhe: EM VOTAÇÃO SECRETA! Ou seja, nunca se saberá quem votou e como votou.

O povo ao não votar bem para o legislativo e não prestar atenção nos projetos de lei que estão em votação na Câmara, deixa o presidente da República vendido. Desta forma a CCJ do senado aprovou um reajuste salarial do judiciário de até 78% em plena crise e necessidade de contenção de gastos! Eduardo Cunha ao invés de se preocupar com projetos de lei importantes, tumultua o governo colocando em votação o PL4330(terceirização), a PEC451 que obriga empregadores a pagarem plano de saúde aos empregados e a defesa tacanha pelo financiamento privado de campanhas eleitorais, fora outros tantos absurdos.

O que me incomoda é a desinformação total do povo brasileiro no que tange o funcionamento do nosso sistema político e a crença de alguns que presidente tem poder absoluto e pode resolver tudo. Não, não é assim. Derrubar presidente não vai resolver problema algum no Brasil. O que vai resolver problema do Brasil é povo consciente e que saiba muito bem como funciona nosso sistema político como um todo. Pessoas politizadas de verdade que não seguem apenas opinião de jornalistas que defendem interesses de seus patrões!