Quem, afinal, foi O MENOS atingido com a não votação dos vetos presidenciais (2 tentativas seguidas) ?

Para se saber (ou tentar) qual o menos atingido

nesse "imbroglio" de suspense há que se listar as alternativas. E, para nós, há três "personagens" que compõem essas alternativas :

O Brasil

Lula

Dilma

E, parece-nos, estes três itens estão na ordem de sequência decrescente correta :

O mais prejudicado (e o que teria menos culpa) é o indefeso Brasil : enquanto esse assunto não é definido, o dólar dispara (e as consequências desastrosas disso nós sabemos), já que essa indefinição gera o que os economistas chamam de clima de instabilidade, que é o combustível que alimenta a desvalorização do real frente ao dólar.

Depois do Brasil, o mais atingido (o maior perdedor) é o (ex-)estrategista político, Lula, responsável pela engenharia política que culminou na recente reforma política, imaginando que, com o que ficou definido com os deppuutados, teria dado um xeque-mate nos adversários.

Por último, como a única participação dela nesse processo foi apenas dizer SIM a tudo o que o seu mentor impunha,

não se pode dizer que ela, a presidente, tenha saído "gravemente ferida" nesse episódio, mas sim, o seu padrinho político.

Resumo da "ópera" :

Lula (via governo) concedeu tudo que lhe foi exigido, com a promessa de apoio para aprovação da manutenção dos vetos presidenciais, mas, mesmo assim, não funcionou : não conseguiu o

cumprimento do acordo por parte dos beneficiados pela reforma política.

Ontem, a manutenção dos vetos não foi votada ou aprovado por falta de quoru; hoje, idem. Mas, isso já era previsível. E era previsível por um motivo simples e elementar : Ninguém mais, nenhum político mais, mesmo os de partidos nanicos, se submete a um governo tão desacreditado, tão desmoralizado...

De nada adiantou a interveniência do (antes) todo-poderoso Lula da Silva... O governo e ele em especial levaram um "baile", uma cínica rastteira daqueles que eles imaginavam ter na mão.

pedralis
Enviado por pedralis em 07/10/2015
Código do texto: T5407477
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.