O ENCONTRO DA JUSTIÇA COM A POLÍTICA.

O ENCONTRO DA JUSTIÇA COM A POLÍTICA.

FlávioMPinto

Diz um ditado antigo que-“ ...quando a Justiça encontra a política , ela perde!”.

Um ditado muito duro contra a integridade dos juízes, mas era o que acontecia no Brasil até a Operação Lava-Jato colocar na cadeia um senador e um financista importante. Ambos, notadamente o político, claro, até por posicionamento na cadeia de comando governista, tinham livre acesso aos porões das decisões que levaram o Brasil á porta do esgoto nestes últimos tempos.

Em decisão surpreendente, o Supremo Tribunal, através de um juiz reconhecidamente ligado ao partido que domina o poder atual, decidiu manter no xadrez os dois (o político e o financista) . Foi uma surpresa para o país tomar conhecimento daquela decisão.

Tome-se como motivação do juiz, acredito, além dos malfeitos, o modo como os envolvidos se referiram a alguns juízes do STF, nitidamente ferindo seus brios. Ao ofenderem os magistrados, os meliantes colocaram para fora, ao vivo e a cores, todo seu desprezo para com a sociedade jurídica de maior envergadura do país. E aí, a nossa Justiça maior perdeu o medo da política e atuou como deveria, ou o povo desejaria que atuasse. Já contam com a eterna má vontade daquela Corte para o quer que desejem. Parece que até os juízes ditos bolivarianos, ou simpatizantes da atual política governista, se encolheram.

Já era hora da Justiça maior se portar como uma verdadeira Justiça: atenta, competente e isenta. É uma guinada de rumos na situação político-jurídica nacional. Os políticos não estão mais acobertados pelo manto de sua classe. Irão pagar pelo que cometeram, é o que esperamos sem protecionismo corporativista.

Já tivemos o caso da CPI mais ruidosa do Congresso, a da Petrobrás, através de decisão de sua relatora, uma deputada do Amazonas, deixar de fora dos malfeitos, toda a classe política envolvida. Foi uma CPI de faz de conta.

Mas parece que aquelas decisões dos juízes do STF foi uma cortina de fumaça para esconder que desejavam: o processo do Impeachment, agora envolvendo a presidente bolivariana. Dificultaram tanto o processo que a decisão competente da Câmara dos Deputados se tornou inócua passando-a para o Senado, que não era parte no processo legal de impedimento.

Agora, passou a vigorar, não a lógica da descoberta do malfeito e a sua conseqüente sanção, retornando-se ao ditado do encontro da Justiça com a Política..