A CAPA DOS NOVOS PASSAPORTES BRASILEIROS

A CAPA DOS NOVOS PASSAPORTES BRASILEIROS

FlávioMPinto

Ainda repercute na mídia, se bem que muito pouco, a mudança da capa dos passaportes brasileiros. O Brasil criou, para substituir o antigo, um novo passaporte: o Passaporte Biométrico, que contém, num chip, diversos dados do possuidor do mesmo.

É norma internacional, e de bom alvitre, cada país colocar uma representação com um Selo com as Armas da República- o Brazão da República na capa de seus documentos oficiais. Assim era nos passaportes brasileiros: o Brazão das Armas da República estampava o documento que identifica cada brasileiro no exterior com o nome da República brasileira e permite sua circulação nos mais diversos países.

É como se o País estivesse presente em cada documento que o brasileiro carrega no exterior. Nenhum país abre mão de sua identificação maior naquilo que o representa.

Pois não é que criaram o tal de Passaporte Biométrico e o Brasil resolveu inovar retirando sua representação gráfica maior daquele documento que o representa no exterior! Retirou o Selo com as Armas da República da representação, colocando a palavra Mercosul acima da representativa nominal do país e um símbolo com listras douradas emoldurando um Cruzeiro do Sul virado. Jogou fora sua representatividade constitucional, sua mais perfeita identidade, jogou fora sua soberania em nome de uma união aduaneira que mal se sustenta em pé. Vive em polvorosa sempre dinamitada pelos outros parceiros.

Os brasileiros não sabem, mas de acordo com seus passaportes, não são mais brasileiros e sim mercosulamericanos ou mercosulinos ou qualquer coisa que o valha. O atual governo bolivariano abriu mão de sua nacionalidade.

Para um estrangeiro que pega o documento, indaga-se se ele perguntará que país é esse MERCOSUL, estampado na face do documento.

Para regular suas intenções, colocaram até o Cruzeiro do Sul virado, como é usado no Foro de São Paulo, entidade marxista paragovernamental que rege os países bolivarianos da América do Sul. Vale dizer que tais medidas são inconstitucionais.

Esse governo petista é tão antibrasileiro que já nos surripiou até as Armas da República dos nossos passaportes.