Minha opinião sobre Ética e Política

Recebi (de dois alunos do Coleginho de Formosa) esta questão: “queria saber a sua opinião sobre a política e a ética na atualidade, principalmente no Brasil e no âmbito religioso”.

Veja bem! O termo “Ética” (do grego ethike, de ethikós) diz respeito aos costumes. É parte da filosofia que visa elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral, fundada num estado metafísico do conjunto de regras de conduta consideradas como universalmente válidas.

A ética, portanto, trata de convivência entre seres humanos na sociedade. Num sentido mais restrito, ela se restringe às relações pessoais "de cada um". Num sentido mais amplo – já que ninguém vive numa pequena comunidade isolada -, ela se relaciona com a política: da cidade, do país e do mundo.

Nesse sentido, possivelmente, a ética apresentada a cada um de nós nos moldes da política atual exclui a convivência e nem consegue esbarrar na política dos ditames da verdade que é trabalhar pelo bem comum.

Assim, no âmbito religioso a polícia vem cada vez mais mostrando que se afasta dos costumes e do bem comum. Quer dizer, na atualidade a política afasta-se de si mesma carecendo de uma retomada do seu próprio sentido de existência.

Padre Joacir d Abadia, filósofo autor de vários livros e especialista em ensino universitário

Joacir d Abadia
Enviado por Joacir d Abadia em 16/03/2016
Código do texto: T5575066
Classificação de conteúdo: seguro