Posturas Pessoais Que Vencem a Corrupção (3)

“...que arremessa para longe de si o ganho de opressões, e que sacode das suas mãos o suborno ...” Isaías 33:15-16

Uma vez tive uma grande dificuldade diante de um entrevistador que pretendia-me como integrante de sua missão de apoio comunitário. Gestor de uma ONG que existia próximo à uma favela de Belo Horizonte, sabedor de minha disponibilidade e visão igual de trabalhar com ação social, ao entrevistar-me perguntou. Qual é o seu preço? Talvez seja esta uma de muitas vezes nas quais relutei em responder a uma pergunta. Sinceramente não sabia o que dizer. Jamais uma pergunta de trabalho havia me causado um impacto tão repentino. “Meu preço...” indaguei replicando, “vejo-me vocacionado para a obra de Deus, e jamais estipulei um preço para fazê-lo, sendo sempre sustentado por Deus através dos salários propostos pela Igreja que me recebia, dentro de suas possibilidades. Claro que entendo o que ele queria dizer, o impacto de custo que haveria com a minha atuação junto à ONG como seu funcionário. Ficou ali estabelecido o que seria justo para ambas as partes.

As pessoas tem um preço, sim, naquilo que pensam que valem e naquilo no qual são úteis. A questão aqui é do justo preço e do justo ganho. O princípio do soldo pessoa esta estabelecido desde o Gênesis: “Do suor do teu trabalho, comerás o teu pão...” estando aqui implicitamente inserido o princípio do trabalho regado pela recompensa como contrapartida. Todo ganho legítimo é portanto abençoado. No entanto, ganhos ilegítimos, desprovidos de probidade e licitude, constituem-se em ruína e em falsa ilusão de prosperidade. Construir êxitos financeiros sob a égide das ações enganosas, opressivas e injustas, ou oriundo de subornos, extorsão, propinas e corrupção, efetivam destinos plenos de tragédias, misérias e inquietação.

Conheço hoje uma família inteira que deve ter extrema dificuldade em conciliar o sono e andar pelas ruas da nação com a liberdade daqueles que nada tem a dever ou explicar. Provavelmente sobre isto a Bíblia tenha dito:” Porque não há nada oculto que não venha a descobrir-se, e nada há escondido que não venha a ser conhecido. Pois o que dissestes às escuras será dito à luz; e o que falastes ao ouvido, nos quartos, será publicado de cima dos telhados.” Lucas 12:2,3

A pessoa que vence a corrupção tem como direção para sua vida lançar de si toda a possibilidade de se corromper e lucrar desonestamente. Pense nisto.