AMBIÇÃO E PODER

AMBIÇÃO E PODER

Não há como não deixar de pensar que certos desvios de conduta de um grande número de pessoas e em particular de políticos não seja diarreia mental, quando se põe a ambição desenfreada como supremo ideal de nossas vidas. É tal o desvirtuamento, o desvio de conduta, que não encontramos outra maneira mais correta do que não seja a chamada animi deiectio - diarreia mental.

No caso dos políticos eleitos pelo voto para um cargo público, missão que poderia ser nobre transforma-se em coisa abjeta. Há exceções, claro que há, mas, são tão poucas que nos fazem lembrar a história de Diógenes de Sínope, também conhecido como Diógens o cínico que nasceu na Turquia, possivelmente em 404/412 a.C. e morreu em 323 a.C. em Corinto na Grécia.

O filósofo Diógenes costumava andar pelas ruas de Atenas carregando uma lanterna dizendo estar à procura de um homem honesto.

Mas o cinismo de Diógenes era um cinismo bem diferente dos corruptos desta terra brasilis os quais se autoproclamam de moral intocável, como se alguém acreditasse no seu exordial metafórico. Grandes e imorais safardanas. (Recorde-se as declarações de festejado pela esquerda deslumbrada o safardana mor). Não sei por que certos políticos e de certo partido em particular, se acham os únicos que são bons, e capazes de terem compaixão pelos mais desvalidos. Pura e deslavada demagogia. E o impressionante é que ainda há gente que acredita neles.

Nem os corredores dos prontos-socorros abarrotados de gente enferma dos quais muitos precisando de atendimento urgente e que acabam morrendo por falta de assistência médica, e não poucas as vezes por falta dos respectivos remédios. Pois nem essa tragédia humanitária tem comovido aos responsáveis, as verbas a eles destinadas ou não chegam, ou quando chegam são insuficientes, pois parte delas seguiram outros caminhos cujo destino todos nós conhecemos.

A política deveria ser uma coisa boa, pelo menos essa foi a intenção de certo honrado grego em tempos muito pretéritos ao inventar a mesma. Pena que os maus políticos a desvirtuaram e prostituiram. Essa senhora que era cheia de boas intenções ao passar dos tempos não resistiu a tanto assédio imoral e sucumbiu nas mãos de tantos tiranos de que reza a história universal. “Temos na natureza muitas coisas contra as quais lutar, mas há um inimigo pior que todos os furacões e terramotos, o próprio ser humano”. José Saramago.

Mas o Brasil e todos aqueles que aqui vivem e trabalham honestamente merecem coisa melhor. É nisso que acreditamos, basta cada um fazer sua parte. O que até há pouco tempo nos parecia estarmos irremediavelmente perdidos num atoleiro até ao queixo, sem uma tábua de salvação, começa a dar sinais de que nem tudo está perdido.

Eduardo de Almeida Farias
Enviado por Eduardo de Almeida Farias em 26/04/2016
Código do texto: T5617183
Classificação de conteúdo: seguro