Curriculum

Os atos na vida de uma pessoa estão registrados. No vento, no tempo, em datas, em atas.

A presidente Dilma tem uma história como cada um de nós temos a nossa. Não é qualquer um que pega em armas contra uma ditadura cruel, implacável, impiedosa e que obedeceu a um conjunto de procedimentos comuns concebidos internacionalmente para o chamado Cone Sul – alguns países da América do Sul.

Depois de submetida aos ultrajes da tortura, a cidadã Dilma, com base nos sagrados princípios democráticos, assume a posição de maior mandatária do país, surpreendendo talvez muitos dos seus anteriores opositores e torturadores. Tal como surpreendeu a elite, e mesmo a nação, a eleição de um cidadão praticamente sem a instrução que seria a recomendada para a presidência do país.

Ocorre que agora é acrescentada à história de Dilma, assim como à história de Lula, uma série de indecorosos acontecimentos, todos relacionados a uma abusiva e ultrajante corrupção, cujo resultado é a indignação da população ou das pessoas afetadas diretamente pelas decisões e ações de seus governantes. Dentre eles, Dilma e Lula, os principais.

É tudo muito simples. Como tudo na vida, as pessoas mudam. A árvore, um ser vivo, cresce e muda. As construções, seres concretos e não naturais, também mudam ao longo do tempo, adaptando-se a novos estilos de vida e a novas concepções artísticas.

Temos, portanto, que Dilma e Lula, como tudo na vida, também mudaram. Seus currículos tem agora outros dados, notoriamente contrários a posições anteriormente por eles assumidas. Sendo por isso talvez, e mais uma vez, que nos seja difícil concordar com o grande Oscar Wilde quando ele diz que "a coerência é a virtude dos imbecis". Mas ao mesmo tempo, ou logo em seguida, verificarmos que ele nunca deixou de ter razão.

Rio, 09/04/2016

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 02/05/2016
Código do texto: T5622578
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.