Meu pensamento sobre o Partido dos Trabalhadores (PT)

Prezados, eu me lembro bem do final dos anos 1980 e início dos anos 1990, eu era aluno do curso superior de Letras na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Nesta época, eu tinha uma certa queda pelo pensamento de esquerda, mas sobretudo, uma grande simpatia pelo político Leonel Brizola, um herdeiro da ideologia trabalhista de Getúlio Vargas. Mesmo sendo Brizola um político também de tendência à esquerda, os meus colegas de faculdade sempre me olhavam com algum desdém por não ser totalmente partidário do PT. Era assim que funcionava. Isto me causava algum complexo de culpa, como se eu fosse ali um traidor. Aquilo tudo me dava um pouco de antipatia camuflada, ao mesmo tempo em que dizia não ter nada contra o PT, por medo da rejeição dos colegas. O tempo passou, passou....Em 2002, Lula - principal figura do PT, assume a presidência do Brasil, muitas pessoas influentes votaram nele, nem todas eram convictamente socialistas, mas queriam ver um trabalhador no poder. Ao meu ver, Lula fez um governo se cercando de políticos que até então o PT abominava. Ele montou um projeto, não de governo, mas de poder, para que o PT não saísse mais da presidência, custando caro ao Brasil.

E por que custou caro? Porque o partido não trabalhou em prol do país, mas para o crescimento único e exclusivo do próprio partido, uma sede de poder sem fim, fazendo alianças com políticos totalmente desgastados, e que eram tão criticados pelo mesmo PT outrora. Um poço sem fundo de contradições e traições aos eleitores, no qual somente partidários mais fanáticos não quiseram perceber por vaidade de não reconhecer o erro. O Brasil hoje encontra-se dentro de um caos econômico e político, poucas vezes visto na história.

Gostaria muito de hoje olhar nos olhos daqueles meus colegas tão cheios de si, que criticavam qualquer postura política que não fosse petista. Gostaria mesmo de ouvir o que eles têm a dizer.

Marcelo Inácio
Enviado por Marcelo Inácio em 30/05/2016
Reeditado em 30/05/2016
Código do texto: T5651635
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.