DEMOCRACIA E LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Devemos refletir acerca da democracia exercida pelos cidadãos no território brasileiro. Os artistas, os políticos, a imprensa, os empresários e a sociedade em geral todas as vezes que querem externar seu ponto de vista, sempre se utilizam desse instituto democracia como argumento para proferir e defender ideias e opiniões. A despeito de estarem ferindo minorias, maiorias, credos, ética ou moral, procuram impor o que pensam, sob a égide da liberdade de expressão, salientando em seus discursos que os tempos mudaram.

Do ponto de vista filosófico, religioso e científico o que determinada pessoa entende por ética, não necessariamente pode significar o que o outro entende. Assim também ocorrendo com a subjetividade do que é moral. Diante disso, podemos verificar a confusão, a salada mal temperada a que estamos sendo submetidos, porque não se pode mais limitar nada, haja vista representar ofensa à democracia ou a volta da temível palavra censura.

É impressionante a reivindicação e as bandeiras que determinados grupos estão querendo inserir no contexto social; defesas de ideias que se implantadas, num futuro não muito distante, colheremos uma série de frutos amargos.

O que na verdade representa a democracia? Veja! Nações milenares ainda não encontraram o coerente ponto de equilíbrio. E a liberdade de expressão? Qual o seu limite? Ou será que não se pode determinar o grau de bom senso e respeito às ideias do outro que pensa diferente de você?

Não se pode querer que minha ideia seja aceita a qualquer custo e, ao mesmo tempo, não procuro aceitar a ideia do outro. Isso seria imposição e longe estaria do respeito às liberdades, que aqui seria entendida mais como a minha liberdade de ideias e expressões em detrimento da sua. Essa é a grande questão, justamente aqueles que se utilizam da democracia para se mostrarem, rejeitam a liberdade de pensamento do outro discordante, podendo aí incorrer numa das piores doenças da sociedade que é a intolerância.

Por tudo isso minha humilde sugestão é: não deixe sob hipótese alguma a vida o levar surfando nas ondas do modismo, porque no nosso âmago, temos a consciência do que é ultrapassar o bom senso e limites.

Saúde e paz a todos!

Isaías 9:6 – “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

DEUS É BOM!!!

João Carlos Lima Ferreira
Enviado por João Carlos Lima Ferreira em 03/06/2016
Código do texto: T5655906
Classificação de conteúdo: seguro