Aos privatistas

Eu tenho uma frase comigo e acredito no quanto ela é certa. Não há igualdade social sem boas políticas públicas.

Digo isso por uma razão: o Estado, cumprindo o seu papel de maneira correta, pode fazer com que pessoas que, normalmente não teriam acesso à educação, transporte, saúde e outros serviços, possam ter. Inclusive, o Estado cumprindo este papel, pode fazer o custo de vida per capta cair. Ao ter os impostos revertidos, devidamente, em serviços públicos de qualidade, seu custo de vida abaixa. Você passa a não precisar pagar para ter acesso à estes serviços, desta forma, o salário que receber entrará limpo para você utilizar em investimento no seu bem estar. Imagine esta situação: uma locadora de equipamentos possui um equipamento que custa 5 milhões de reais e sua empresa está precisando de um destes temporariamente. Óbvio que você não irá comprá-lo, afinal é algo caro e de uso temporário, então, você recorre ao aluguel justamente pelo custo menor, já que o custo de aquisição e manutenção do equipamento está sendo dividido por todos os clientes da empresa locadora. Este é o mesmo raciocínio para serviços públicos como saúde, transporte, educação e outros, o custo de cada um está sendo diluído com a população como um todo através dos impostos.

Muitos criticam a carga tributária no Brasil, mas há países europeus que possuem uma carga tributária muito maior, mas a diferença primordial é que revertem devidamente os impostos em serviços públicos de qualidade e, por esta razão, a população não reclama. Quando vemos um serviço público falido, não é porque serviço público é sinônimo de baixa qualidade, é porque a maneira que se está executando o serviço é ruim. Vou aqui dar um exemplo: recentemente, reportagens denunciaram médicos do SUS que batiam o ponto e iam embora, sem atender ninguém, para irem para seus consultórios particulares e, desta forma, deixavam milhares de pessoas em filas intermináveis em busca de ajuda para cuidarem de sua saúde ganhando, indevidamente, sem trabalhar, vultosos salários. A culpa é do SUS ou é dos médicos? Claro que no SUS há também a questão do dinheiro enviado pela união aos municípios que também sofre desvio e não é empregado na manutenção dos hospitais, quero aqui mostrar que não só os médicos são corruptos, há toda uma cadeia corrupta no SUS, como em todo serviço público.

O que quero dizer é que não é a privatização a solução para todos os nossos problemas. Para quem tem uma média salarial da faixa dos R$2500,00 mensais, fica muito apertado pagar por serviços privados caros e, também, muitas vezes até precários. Dê uma olhada nos planos de saúde, são caros e ineficientes; te negam tudo o que podem negar quando você mais precisa. Quando a pessoa tem idade avançada, e já não trabalha mais além de ganhar uma merreca de aposentadoria, aumentam absurdamente o preço de forma que a pessoa nem possa mais pagar.

O que faz o nosso custo de vida ser muito alto e ficarmos revoltados com os serviços públicos é o fato de que a cultura do brasileiro é podre. Cada um que se candidata ao serviço público, muitas vezes, está interessado nos bons salários e só pensa no bem estar próprio, não o executa da maneira devida e temos a impressão de que tudo que é público é ruim. Temos que mudar nossa mentalidade de levar vantagem em tudo e pensarmos mais coletivamente, desta forma, tenho certeza de que teremos uma sociedade muito melhor para todos nós, com mais igualdade social promovida por serviços públicos que nos atendam da maneira devida.