ARTIGO – Lula enquadrado como Réu – 21.09.2016
 
 
ARTIGO – Lula enquadrado como Réu – 21.09.2016
 
 
Meus amigos, caros leitores. Sinto-me completamente amargurado por ser brasileiro, que é um dos países mais corruptos do mundo, haja vista os sucessivos escândalos a que fomos submetidos por pessoas que se julgavam “acima da lei” – e o são --, eis que vão enrolando a população e a justiça com essa história de negar, até morrer, que criminosos estão sendo acusados por mero capricho da operação lava-jato da Polícia Federal, pelos Procuradores e até pelo Juiz Sérgio Moro, uma das maiores autoridades no momento nesta nação. E o pior é que o ex-presidente Lula vive a dar pronunciamentos incompatíveis com o que há de verdade nesse assustador processo. Ao invés de ser humilde, como seria de esperar-se, ele se mostra orgulhoso e praticamente agride a todos, notadamente aos que o estão investigando.
          Penso como nordestino, e, portanto de bom coração, que sabe perdoar, que o ex-presidente deveria ceder e programar com a justiça espécie de delação premiada, confessando tudo o que lhe pareça ilegal, até porque ele próprio seria beneficiário com a redução considerável da pena que, por acaso, seja acometido. O povo nacional, inclusive a grande massa que deflagrou o seu nome em várias eleições nacionais merece uma justificativa, um aceno e que a pura verdade seja revelada. Mas o que ocorre é justamente o contrário. A cúpula do Partido dos Trabalhadores está preparando uma nota oficial, em defesa do "Chefe", a fim de que seja lida pelos candidatos a prefeito por todo o país em seus pronunciamentos em suas campanhas, por emissoras de rádio, televisão e até mesmo quando esses senhores falarem em cima de um caminhão, como era a política de antigamente.
          Causa-me bastante estranheza o fato de o presidente do PT, doutor Rui Falcão ter escapado de qualquer acusação nesse processo todo, e sendo verdade a ausência de crimes de sua parte merece os nossos aplausos e parabéns, até mesmo em face daquele provérbio popular que diz “Junte-se aos bons que serás igual a eles, junte-se aos maus que serás pior do que eles”, ou mesmo “Quem com porcos se mistura, farelo come”.
         O presidente do Senado, doutor Renan Calheiros (PMDB-AL), que é praticamente quem governa o país, e está citado no Supremo Tribunal Federal como incurso em vários crimes, acaba de fazer pronunciamentos dizendo que os Procuradores Federais estão fazendo verdadeiros espetáculos nessas denúncias formuladas, notadamente a que pega de roldão o ex-operário Lula da Silva, como se esse cidadão não estivesse sujeito aos preceitos constitucionais. O que ele deseja, no fundo, é triturar essas investigações, a fim de que possa sair ileso das penas da lei.
        Houve uma proposta de lei na Câmara Federal, em data de ontem, espécie de “jabuti”, a fim de que os políticos que se beneficiaram com o famigerado caixa dois das empresas fossem isentos de penalidades, e que essa proibição passasse a valer a partir de agora, eis que as leis vigentes estão sendo mais duras ultimamente, proibindo a participação de doações de empresas, quer pública ou particular. Mas é bom que se diga que os partidos, todos eles sem exceção, recebem o tal fundo partidário anual, que é uma “bolada” muito grande. Logo, isso é um financiamento público de campanha sim senhor, não resta dúvida.
        Na hora do “pega pra capar” não aparece quem foi o autor dessa lei perfeitamente imprópria para o país no momento atual. O que se espera é que corruptos paguem suas dívidas na cadeia, nem que seja por um dia apenas, mas que passe a constar de sua folha corrida que ele já fora preso em processo criminal. Ora, se o Lula for mesmo condenado à prisão, o que é razoável, sua pena seria acima de cem anos, mas no nosso país a máxima é de trinta, sendo que o sujeito no máximo paga cinco anos. Ninguém é capaz de tirar da minha cabeça que se o Moro decretar a prisão do Lula o Supremo Tribunal Federal derrubará a pertinente sentença, o que seria desmoralizar de uma vez tantos esforços levados a efeito por gente que quer passar o país a limpo. Pra quem não entende o que é “jabuti” vou tentar dar uma explicação: É a introdução num projeto de lei, notadamente quando o assunto é longo, de matéria inteiramente alheia ao cerne da questão, por exemplo: Numa emenda constitucional sobre parcelamento das dívidas dos Estados, um deputado experto e que tem interesse em salvar seus companheiros coloca lá no finalzinho um artigo que diga mais ou menos assim: Ficam isentos de punibilidade os beneficiários de caixa dois das campanhas eleitorais passadas, dando-se por aprovadas as prestações de contas de todos os parlamentares que se utilizaram desse procedimento. Basta isso e o sujeito está salvo para o resto da vida.
       A verdade é que essa lei rejeitada pela Câmara serve e muito bem aos maiores partidos e aos seus filiados, eis que a relação de políticos envolvidos no caixa dois é proeminente. O que estão querendo, na verdade, é esvaziar a operação lava-jato, propondo assim como que uma anistia geral e irrestrita, e que políticos desonestos não engrossem a lista de ficha suja, a fim de não prejudicar próximas candidaturas, especialmente nas eleições de 2018, essa que o Lula já ameaçou de disputar, o que acho difícil, eis que já não conta com aquela garra de antigamente, até mesmo pela doença que enfrentou bravamente.
       Agora, de uma coisa estou absolutamente certo. O governo atual está completamente perdido, ministros não se afinam, todos os dias aparecem desmentidos, e o que é pior, as manifestações quase diárias contra o doutor Temer já ultrapassaram as barreiras do Brasil e estão rolando em outros países. Já apelaram para a ONU – Organização das Nações Unidas --, mas não obtiveram êxito. Muito apreciaria saber a quanto monta as despesas dos advogados de Lula e do PT, mas isso é uma caixa preta que jamais será aberta. Agora quanto ao que a doutora Janaína ganhou na proposição do “impeachment”, no valor de R$ 45 mil reais, fizeram um verdadeiro escarcéu criticando uma profissional de qualidade, cujo procedimento ensejará uma economia de bilhões e bilhões de reais aos cofres públicos. A meu pensar seria um caso para cobrar honorários mais salgados, compatíveis com a consciência dos brasileiros, que se livraram do comando do país por um partido tão carente de ética e de moral.
       Entendo também que esse negócio de criminalizar a mulher do Lula, dona Marisa, me parece demasiado, porquanto geralmente a esposa não se intromete nos malfeitos do marido que, em se tratando de nordestino, é o dono da situação e tudo o que ele fizer a mulher o acompanha, assim como os juros de uma operação de crédito, que caminha com o principal, é um acessório.
 
Ansilgus
 
23/09/2016 14:48 - SanCardoso assim interagiu:
Boa tarde, Ansilgus!Não votei no LULA e, nunca concordei com seu *ar bonzinho*, protetor dos menos favorecidos, sempre achei falsas suas promessas em seus comícios políticos. Para mim, na cúpula de presidência havia um * articulador coerente* que servia de crivo, para as atitudes presidenciais, que o Lula, era apenas uma figura decorativa, sem poderes. Esse *articulador* teria ligação com entidades idôneas de cúpulas internacionais. Conversando com um amigo, fiquei sabendo que não mais existe essa figura mediadora em Brasília, que o tal LULA é um ditador nato, e tudo que acontecia em Brasília eram fruto de suas ideias e ideais. Não acreditei na ocasião, mas agora, vejo que é verdade, ele foi e é o mentor de todos os desmandos que aconteceram nesse nosso país *tupiniquim**. Não entendo de política, como já mencionei outras vezes,para mim ele é culpado até com as culpas impostas à Dilma, pois ele sempre esteve ao lado dela, não que ele seja inocente, pois não o é, sim, ela sempre foi conivente e beneficiária em suas articulações políticas, tipo assim, estilo badalo do bonde:- Um pra você e dois pra mim...rs - O que mais quero, é ver a *JUSTIÇA* enquadrar todos os políticos corruptos nas leis desse país, que não venham eles dizerem que esta ou outra lei, foi modificada em favor deles.Parabéns, pelo seu esclarecedor e ponderado artigo! - Beijos ternos.
 
23/09/2016 11:01 - Miguel Jacó também comentou, grato:
Bom dia Ansilgus, votei em Lula uma única vez, não por afinidade, mas depois de muitos anos ouvindo em seus debates de eleições que perdeu que a solução do Brasil era política, e o problema nunca havia sido escassez de dinheiro em 2002 votei neste mentiroso para que ele ganhando nos provasse ser um farsante e caísse fora, em dois mil e cinco estourou o mensalão, e ai bani o PT da minha opção de votos no geral, mas a sociedade gostou deste sorrateiro senhor, e o manteve no poder até meados de 2016, coisa de gente, quanto a Dona Marisa, a PF não a indiciou por ouvir falar, as provas são contundentes, até porque este pessoal já imaginavam serem lícitas as suas ilicitudes costumeiras, aquele abraço, MJ.
 
21/09/2016 23:23 - MVA comentou, grato:
Acredito piamente que Lula, se for preso, o que duvido mas desejo de coração, que ele fará rapidinho uma delação premiada. Espero que desta vez tenha somente verdade. O que duvido. Ele tem um repertório imenso ...de mentira a despejar sobre quem quer que seja. Abraços.

25/09/2016 14:09 - 
Marilda Lavienrose comentou assim:
Lula se elegeu e tinha (ou tem) carisma, fala a língua do povo, diz o que os simples gostam de ouvir e perdeu as chances, pois entrou para a corrupção, participou de planos para poder e enriquecimento. Soube fazer bem a coisa e achava-se o intocável. Enganou por muitos anos, a mentira tem perna curta e não concordo que D. Marisa fique fora da justiça. Sei que os nordestinos tem uma cultura diferente no trato com a esposa- como vc. diz aqui - mulher não se mete no que o marido faz, mas perdoe-me: ela vivenciou tudo, mesmo que não desse palpites gostou e concordou. Usufruiu de todas as benesses que o dinheiro fácil deu a ela, não é inocente. Que tudo se resolva dentro de justiça, provas há e não só no PT, mas em todos os partidos onde fizeram barganhas para levarem propinas mil. Boa tarde!

 
ansilgus
Enviado por ansilgus em 21/09/2016
Reeditado em 28/09/2016
Código do texto: T5767869
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.