PEC 241- O FREIO DA FARRA FINANCEIRA - POR TELÊMACO MARRACE

O Brasil chega a um estágio deplorável de exercício do Direito. Entra em conflito em nome de uma Democracia tosca que tenta se arcabouçar em argumentos falaciosos, manipulados, sucateados por ideais esquerdistas que na maioria das vezes se apresentam pela força e o rompimento de pensamentos racionais. Seus “soldados” que não são muitos, caracterizados de estudantes, são daquele tipo que possivelmente acham que a Guerra fria, aconteceu no inverno.

Fantoches que mal conseguem fazer uma equação simples de somar e subtrair. Aliás, sobre esses invasores deveríamos buscar quais são as suas reais notas acadêmicas. Exacerbam seus direitos e consolidam ofensas ao direito de ir, de vir, de posse legítima, com as invasões das escolas e prejudicando outros estudantes, dando prejuízo ao erário.

Há outros meios de manifestar, outros meios legítimos! Tudo que fere outros direitos não é legítimo, pelo contrário, é arbitrário, vil e propenso à violência!

A ideia desses manipulados, sem conhecer um fiapo de economia, política, propostas pedagógicas, é se posicionarem contra um mecanismo para conter a farra dos gastos governamentais, de mudanças no ensino e de escolas sem partidos, que possivelmente não contemple os mentores desses “soldados” que lutam no escuro, ou seja, na escuridão da caverna de Platão, numa ignorância visceral!!!

Em outros artigos, já deixei claro que pela natureza humana, não há partido imaculado! Todos sem exceção perpetram e perpetraram urdiduras no poder. Alguns sempre passaram a perna no povão, comendo uma galinha aqui e outra ali, e outros quando chegaram no galinheiro, preferiram fazer uma galinhada de uma só vez!!!

Não existe mágica onde uma receita seja menor que as despesas, inevitavelmente isso conduzirá ao caos financeiro. Todos os recursos públicos que possuímos vêm da arrecadação de impostos, mas tudo que é público no Brasil é mais caro que a nossa iniciativa privada, precisamos brecar essa farra. Por exemplo, no privado temos que nos aposentar com valores estipulados em tetos baixos, enquanto no setor público há uma distância enorme dos salários auferidos pelos aposentados, e que muitas vezes aposentam com idade produtiva, além de auferirem muito mais na ativa.

No nosso país, o pessoal sai da Universidade com o intuito de se ancorar no serviço público, por trazer benefícios pendurados em seus pagamentos, o que leva milhares a procurar as empresas que vivem de aprovação em concursos. Não que o funcionário público não mereça ganhar bem, mas é que há uma distância hedionda do setor privado, excetuando os Professores, que por incrível que pareça não desfrutam disso, ou seja, é uma classe de funcionário público diferenciada.

Aprovar a PEC 241 é essencial no País, pois temos que frear o trem da gastança que desce ladeira abaixo. Todos os partidos existentes no País participaram desse poço sem fundo que cavamos! Isso não é coisa de PT, PMDB ou PSDB, mas sim de todos juntos, apenas aprimorando a forma de corrupção!!! Então temos uma “esquerda” que é “conversa pra boi dormir” e uma “direita” incompetente!!! Se pegarmos toda a história dessas aberrações politicas, e teremos ZERO, apenas uma falta de ideologia, de interesses escusos e de muitos políticos safardanas que mudam de partido como o vento!!!

Citando o jornalista Diogo Mainardi: “Brasil não tem partido de direita, de esquerda, de nada, tem um bando de salafrários que se reúnem pra roubar juntos” e outra do mesmo: “O Brasil é um prato cheio para o sarcasmo e a avacalhação.” E o povo dividindo e prejudicando o Brasil pela sua falta de vontade de estudar, para no mínimo entender fatos primários e básicos!

O que fazem é redistribuir aberrações via whatsapp e facebook, compartilhar absurdos de sites inidôneos e pregar a ignorância.

A PEC 241 tentará corrigirá com ganho real os valores arrecadados, colocando uma flexibilidade no congelamento dos 20 anos, pois em 10 anos poderá ser revisada! Ocorrerá a imposição de limites.

Por exemplo, no nosso país o judiciário serve como uma espécie de teto aos setores públicos, pois se aumentarem absurdamente seus salários, ocorrerá uma espécie de efeito dominó nos outros setores em relação a aumentos, podendo liberar uma farra total de irresponsabilidades financeiras.

Esse limite deveria ter sido colocado pelo governo anterior, para que não chegássemos ao atual descalabro de 70% do PIB. Temos mais de 1 trilhão de reais de dívida que devem ser pagas.

Como saldar? Cortamos postos de emprego público, aumentamos impostos? Dá para fazer isso em tempo recorde ou vamos ao caos? Não dá para fazer isso rapidamente, essa é a resposta.

Vinte anos é um tempo razoável, pois em dez anos poderá ser revisada. Temos escolas sucateadas, saúde arrebentada, os governos dos últimos 30 anos estão investindo abaixo dos percentuais definidos pela Lei brasileira em educação e saúde. E agora vem falar em redução para educação e saúde? É para todos os campos, é geral.

Educação e saúde é primordial e não há cumprimento, seja por Dilma, Lula ou Temer. A PEC 241 incutirá mais responsabilidade ao gestor!!!

Não é possível pagar essa dívida sem estrangular o Brasil. Não tem gênios da lâmpada em nossa economia. Em todo esse governo “esquerdista” que perdurou no nosso País, não vi uma escola nos rincões do Brasil ser beneficiada, continuam na mesma “pindaíba” de sempre, salvo raras exceções com viés politiqueiro. Hospitais falidos, exames que demoram anos para serem feitos!!! Nunca os bancos se enriqueceram tanto quanto nesses anos de governo esquerdistas e agora vem com essa falácia para conter essa farra desmesurada?

A educação básica recebe bem menos porque não é antro politiqueiro, como os que viraram nossas universidades. Hoje são escolas de politica e interesses partidários bem longe da realidade de ensino. O governo anterior ao privilegiar um nível de ensino sem pensar na educação como um todo, estavam acabando com o Brasil, pois fatiar a educação privilegiando algumas modalidades, como ingresso nas universidades sem se preocupar com o ensino de base é caminhar para nunca solucionar os problemas educacionais brasileiros.

Os Partidos antagônicos ao Governo Federal se posicionam contra a PEC 241, mas nunca se posicionaram e deram efetividade à PEC 280/2008 que reduz para Duzentos e Cinquenta (250) o número de Deputados!

Por que nenhum desses partidos estão dando ou deram prioridade a reforma política? A reforma tributária também não andou!!! Quatorze anos no poder e nada!!!

O Brasil gerou nos últimos anos de Governo uma casta de ricos e milhões de endividados! Nunca foi tão gritante as dívidas que possuímos!!! Temos uma taxa SELIC de 14,25% a.a. e qualquer empréstimo é absurdamente alto. Os cartões de crédito e o cheque especial nos assaltam dentro de uma legalidade absurda! 480% de juros anuais no mínimo e nenhum político de qualquer partido propôs Lei para conter esse absurdo!!!

Que País social é esse que a maioria dos pobres tem dívidas absurdas? Impagáveis!!! E isso não de agora, são quatorze anos de governo!!!

Não importa qual partido que está no governo, pois a população carente só é incluída quando interessa ao governo mostrar dados e pedir votos, ludibriar os brasileiros que vivem num mundo sem recursos e totalmente manipulável pela corja política.

Temos hoje um exército de “soldados” pseudoestudantes sem causa, hodiernamente com lenços e documentos , mas continuam caminhando contra o vento!!!

Por Telêmaco Marrace

Especialista em Docência no Ensino Superior