O dia "D"

Donald Trump será o próximo presidente dos Estados Unidos!

Apesar do apoio artístico, religioso, político-ideológico, institucional, estrangeiro, entre outros, ele será! Ponto!

Por maior que seja o desalento da Madonna, do Bon Jovi e do resto do mundo, Trump governará, de topete e tudo.

Querem saber mais? Sua eleição provoca muito mais efeito simbólico do que factual.

Se um elegessem um babuíno, pouca diferença faria para eles e para o planeta.

Duvido que ele coloque em prática 10% do que anunciou na campanha. A história agora é outra. O jogo de verdade começa em janeiro próximo. As fanfarronices proferidas até aqui acabaram com o anúncio de sua vitória.

Hillary Clinton, até ontem “a candidata mais corrupta da História”, segundo suas palavras, foi elogiada durante o discurso da vitória por tudo que fez pelos EUA: “Hillary has worked very long and very hard over a long period of time, and we owe her a major debt of gratitude for her service to our country.”

Afirmou que governará para todos os americanos, que haverá companheirismo, hospitalidade e nada de conflitos.

Independentemente de suas palavras, que voam muito facilmente e não se devem escrever, ele não poderá provocar grandes transformações.

É evidente que um Obama comunica muito mais, tem um carisma mais palatável, inspira muito mais humanidade, mas Trump é o que temos para hoje.

Amigos, estamos falando de um país em que as instituições são fortíssimas, onde o tal do “checks and balances” funciona perfeitamente.

Portanto, a vida de playboy do topetudo acabou. Agora ele descobrirá que o mundo político é bem mais selvagem do que o mundo dos negócios.

O Mercado reagiu negativamente hoje? Nos próximos dias, começará a se acalmar. As bolsas voltarão à normalidade. A vida seguirá.

Os americanos não costumam perpetuar partidos no poder. Após oito anos de Democratas, chegou a hora de alternar. É saudável.

É uma pena que os candidatos tenham sido esses dois, mas, enfim, faz parte da democracia.

E que cada um cuide do seu quintal. Eleger mal não é exclusividade de ninguém, o Brasil que o diga. Aqui, sim, uma babuíno na cadeira presidencial é como numa loja de cristais.

Relaxem, nada vai mudar.

Life will go on.

Éder de Araújo
Enviado por Éder de Araújo em 09/11/2016
Reeditado em 09/11/2016
Código do texto: T5818262
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.