AS DEZ PRAGAS DO BRASIL

1ª praga - Corrupção sistêmica.

2ª praga - Coronelismo midiático.

3ª praga - Falta de ideologia política.

4ª praga - Ausência de projeto político nacional.

5ª praga - Foro privilegiado.

6ª praga - Descaso com políticas públicas para as camadas sociais economicamente mais vulneráveis.

7ª praga - Práticas assistencialistas sem um programa a longo prazo para minimizar as desigualdades regionais.

8ª praga - Utilização da administração pública para a satisfação de interesses particulares.

9ª praga - Sonegação de impostos.

10ª praga - Sistema carcerário desumano e ineficiente.

A atual crise política do Brasil pode ser revertida, mas se depender apenas dos políticos, sem a participação efetiva da sociedade organizada, será sempre um sonho impossível de ser realizado pela via democrática.

"Se é a vontade do povo brasileiro eu promoverei a abertura política no Brasil, mas chegará um tempo que o povo brasileiro sentirá saudade do Regime Militar, pois muitos desses que lideram o fim da ditadura não estão visando o bem do povo, mas, sim, os seus próprios interesses", profetizou o ex-presidente Ernesto Geisel.

“O foro privilegiado foi uma esperteza que os políticos conceberam para se proteger, um escudo para que as acusações formuladas contra eles jamais tenham consequências. Isso foi feito de maneira proposital. O foro privilegiado é a racionalização da impunidade”, asseverou o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa.

Problema crônico no Brasil, a corrupção política grassa pelo país afora e diariamente a sociedade se depara com a sua face mais descompromissada com a coisa pública. A boa consciência diz que a política consiste na melhoria contínua do processo de consolidação da democracia representativa a fim de elevar a nação a um patamar de desenvolvimento socioeconômico que enseje uma existência pacífica, digna e com igualdade de direitos e oportunidades para todos os cidadãos. Se não edificar, não serve.

Carlos Henrique Pereira Maia
Enviado por Carlos Henrique Pereira Maia em 13/05/2017
Reeditado em 23/07/2017
Código do texto: T5998298
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.