O golpista contumaz

Por falar em golpista...
Talvez Carlos Lacerda, (Vassouras 30/04/1914 - Rio de Janeiro 21/05/1977) tenha sido o personagem mais controverso de nossa história política. Um Ex-comunista que se converte no maior porta-voz do ideário conservador do Brasil e no maior golpista de nossa história.
De seu jornal, A Tribuna da Imprensa, fez a barricada contra o getulismo e o PTB e depois contra qualquer força política progressista. Foi o pivô das inúmeras crises que culminaram na deposição do ditador Getúlio Vargas em 1945, da crise de 1954 que teve como desfecho trágico o suicídio de Vargas na fatídica noite do dia 24 de Agosto de 1954, levando o Brasil a uma de suas maiores crises políticas. Tramou ainda contra JK, foi o artífice civil da derrubada de Jânio Quadros (1961) de Jango (1961-64) e do golpe militar de 64. Desiludido com os destinos do regime recém implantado com a sua ajuda, cria a Frente Ampla (1966) uma frente de oposição que contava com a adesão pouco entusiasmada do MDB e de setores de centro e esquerda, contou com a adesão de JK que estava no exílio em Lisboa e de João Goulart (deposto pelo golpe militar e exilado no Uruguai), duas vítimas das maquinações lacerdistas o “demolidor de presidentes”. JK e Jango aderiram a Frente Ampla na esperança de que ela precipitasse a retomada da democracia pelos civis, mas já era tarde. A criação da Frente Ampla ocorreu num momento em que ditadura estava em sua fase "envergonhada" (Gaspari), ela não tinha mostrado sua face mais perversa, o que de fato ocorrerá com a decretação do AI-5 em 1969. Em 1968 Lacerda foi acusado pelos militares de tramar contra a “Redentora de 64” ao aliar-se aos” inimigos da revolução ", em 1968 a Frente Ampla será colocada na ilegalidade e Lacerda acabará sendo vítima do monstro que ajudou a parir, quando teve seus direitos políticos caçados. A ditadura "envergonhada" caminhava agora para uma ditadura despudorada. Lacerda o maior golpista do Brasil morreu na madrugada de 21 de Maio de 1977, sem realizar seu sonho de um dia, de conspiração em conspiração, tornar-se o presidente do Brasil.
Labareda
Enviado por Labareda em 22/05/2017
Reeditado em 29/08/2017
Código do texto: T6005999
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.