SIM SALA BIM

Se dependesse de palavras mágicas, como um Sim Sala Bim, seria fácil para as “pessoas de bem” combater e aniquilar o esquema corrupto e corruptor que saqueia os cofres públicos nas três esferas do poder político legitimado pela soberania popular (municipal, estadual e federal) em detrimento do interesse social. No entanto, não é assim que a “banda toca”, seja no mundo fático, seja no mundo jurídico. Para a infelicidade geral da Nação, a lavagem de dinheiro ainda faz parte da realidade do Brasil. Isso porque uma porcentagem expressiva da economia nacional funciona nas sombras da informalidade.

Não é possível controlar a corrupção sem acabar com a informalidade no país, uma vez que é da informalidade que surgem a lavagem de dinheiro, a evasão fiscal, o tráfico de drogas, o roubo de cargas, a exploração sexual e outras mazelas sociais, todas contrárias ao conceito de paz social. Mas o que significa acabar com a informalidade? Acabar com a informalidade significa transformar cidadãos vulneráveis em cidadãos completos, no pleno exercício de todos os seus direitos e deveres constitucionais, além da estabilidade fiscal e previdenciária — fator imprescindível para o planejamento a longo prazo dos investimentos governamentais nas décadas vindouras.

Carlos Henrique Pereira Maia
Enviado por Carlos Henrique Pereira Maia em 29/05/2017
Reeditado em 29/08/2017
Código do texto: T6012536
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.