SEM LIBERDADE O HOMEM NÃO EXISTE - SE ARRASTA PELA VIDA NUMA CORRENTE!

Quando nos suprimem a liberdade e nos obrigam a seguir uma doutrina sob o poder da força ou da astúcia, nos tiram mais que a esperança, tiram-nos vida. Mais que nos empobrecer, nos asfixiam, pela servidão! Nos fazem andar contra nossa vontade, contra o vento, mais que nos subjugar, nos arrancam as asas, mais que nos humilhar, nos fazem submissos e sem vontades, condenando-nos a uma auto prisão , de onde seremos obrigados ainda, a ser o próprio carcereiro de nossa desdita sem as chaves que nos permitiriam voltar aos céus da vida, a que temos direito.

Isto é que o radicalismo, faz com um povo. Radicalismo de qualquer ordem, religioso, político. economico ou proveniente de qualquer seita. Transforma em mal, o bem que pretendem, cobrem a todos com o pó do medo e torna nosso ar irrespirável.

Que nunca abracemos estes movimentos travestidos de esperança. Que sejamos maduros, o suficiente para não acreditar em salvadores e tutores do nosso futuro. A democracia, por ter a liberdade como seu primado maior, ainda é a melhor resposta para o homem viver em sociedade. Que ninguém se iluda! O tempo segue seu curso, o conhecimento evoluí, as tecnologias transformam, porém o homem, ao acreditar em salvadores, por abrir mão do seu pensar e de suas escolhas , de sua liberdade, não avança! Parafraseando Ovídio, repito, que o homem vê cada vez mais e melhor mas continua fazendo cada vez pior, eu complemento dizendo, por querer escolher o mais fácil e não o mais correto.

Que ninguém se engane! A evolução da sociedade como um todo, só virá pelas mãos da liberdade. Porque, como ensina Espinosa, a liberdade traz a razão que faz o homem pesar melhor a importância dos seus afetos, aprender a refrear seus instintos, medir melhor seus gestos, ponderar suas atitudes e moderar suas reações aos contrários e assim viver com mais harmonia e com menos medo e portanto, com mais equilibrio e menos ódio.

Digo que devemos sempre manter um pé atrás e ter um olhar perscrutador e afinar nossos ouvidos, como fazem as aves que andam pelo chão na mata, antes de dar o próximo passo diante do desconhecido que está à frente. Porque a ave sabe que se simplesmente baixar a cabeça e seguir, será engolida por algum predador.

Todavia, aos que estão adquirindo conhecimento, penso que não devem deixar se envaidecer e achar que só o conhecimento lhe trará a luz que o guiará por caminhos melhores. Somente um curso de autodesenvolvimento constante, o transformará em uma pessoa melhor. Deves tomar cuidado com os axiomas, com os slogans fáceis e contagiosos, pois, esta é uma maneira astuciosa das informações entrarem na sua mente e elas podem trazer no seu bojo interesses, armadilhas ideológicas, idiossincrasias de outras pessoas, rancores dissimulados e raivas transcendentais. Precisamos manter sempre os filtros de nossos pensamentos e da liberdade sempre ligados. Recomendo ainda que não deixe de cultivar em paralelo, seus valores sentimentais, valorizando suas emoções, sua humildade diante do que não é sabido, para que possa aprender e manter sua humanidade sempre no alto, para que permeie seus atos e seus julgamentos.

Porque digo, que no homem, toda vez que lhe cresce o conhecimento também lhe cresce arrogância, porque há o risco de cair no labirinto escuro dos outros, sempre. Assim estarás pronto para ver outras portas abertas e outros ângulos.

Sim, tudo deve ser explorado, por isso mantenha acesa a chama da curiosidade, para que se forme em você, uma consciência mais ampla. Porém, lembre-se que quando mais se cresce em espírito, mais crescem seus defeitos! Quando lhe cresce o sentimento de grandeza, também sua alma se abre aos sentimentos menores e quando lhe cresce o amor, também se abre uma janela para se odiar. Porque o homem sempre será esta dualidade inarredável, do bem e do mal em um só invólucro. Nunca consegue produzir o bem, sem também produzir o mal.

Assim aos jovens, principalmente, peço, que nunca mergulhem no rio de águas escuras de uma ideologia ou de um credo ou de uma causa, embevecido pelo painel colorido com que se vestem, sem antes decifrar os genomas dos interesses dos seus criadores e dos seus defensores! Na dúvida, agarre-se aos princípios humanitários. Observe como estas pessoas tratam a liberdade, como respeitam o direito dos que tem opiniões contrárias às suas, por não terem se convertido como eles. Esteja atento, de como administram as arbitrariedades, como lidam com os constrangimentos quando seus pontos de vista são ofendidos. Veja como respeitam a linha da verdade e da justiça e quanto abertos estão aceitar outros pontos de vista e como reagem às contradições expostas pelas opiniões diversas as suas.

A luta da vida é continuar o combate contra as arbitrariedades e excrescências, de falsos líderes, de regimes e seitas e seus pensamentos autoritários, por melhor que sejam suas premissas, por mais altivo que possam soar seus ideais. Lembre-se que a mentira pode transvestir-se de verdade a qualquer momento e pior, transformar-se em sua verdade pela qual, você poderá colocar seus melhores sentimentos e os bons anos de sua vida, a seu serviço.

Por isso lhes digo, que a vida precisa de olhos abertos sempre. Olho total no mínimo que fazes!!!

O negócio é sempre acreditar desconfiando, sempre deixando uma passagem aberta para a reavaliação! Acredite no seu Deus, mas não ignore o Deus dos outros. Não permita que lhe coloquem uma venda nos olhos! Duvide de quem lhe promete felicidade e acredite somente nas suas convicções, sem ser fanático. Saiba, a felicidade, se acontecer, sempre vai ter dependido dos seus braços!

A inteligência não é bem aceita, porque duvida, questiona, busca alternativas, pondera, discute. Já a ignorância aceita sem pensar e odeia quem não pensa igual. Sempre que reagirem com violência na defesa de alguma ideia ou credo, saiba, ali se esconde a ignorância e promessas de caminhos duvidosos.

Celio Govedice
Enviado por Celio Govedice em 30/07/2017
Reeditado em 19/04/2022
Código do texto: T6069086
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.