513 DEPUTADOS E 80 SENADORES. TUDO ISSO É NECESSÁRIO?

A Câmara dos Deputados do Brasil possui 513 Deputados eleitos democraticamente pelo voto individual do cidadão brasileiro, sendo que Estados como Minas e São Paulo elegem um quantitativo maior que os demais Estados da Federação. O Senado Federal possui 80 Senadores, também eleitos democraticamente pelo voto individual do cidadão brasileiro, mas aqui existe uma outra particularidade, três Senadores por cada Estado, independente do Estado.

Agora, imaginemos quanto nos custa manter essa máquina em funcionamento. Além dessa vastidão de políticos, cada um é acompanhado de um verdadeiro exército caro de assessores, auxiliares, motoristas, seguranças, etc, etc, etc, que muitas vezes se tiverem todos em seu setor de trabalho ao mesmo tempo, com toda certeza, não haveria espaço físico suficiente para tamanha insensatez.

Penso que nós como cidadãos que somos, deveríamos adquirir a preocupação e o hábito de ver qual a necessidade dessa quantidade de homens públicos, que sem sombra de dúvida, não produzem para o Estado brasileiro o que se espera de seus gabinetes e para o qual foram eleitos.

O que se vê na verdade são acordos para votação em que muitos se vendem por dinheiro sem se preocupar se o seu voto vai interferir negativamente na vida das pessoas; se realmente está em jogo a melhoria do país. Não, nunca é assim.

Cada um legisla em seu benefício pessoal ou, no máximo regional, não há uma preocupação com o país como um todo, haja vista o número crescente de políticos envolvidos em casos de corrupção, como estamos vendo na lava jato.

Já passa da hora de pensarmos a Reforma Política com vistas, entre outras mudanças, a de reduzir o quantitativo de deputados, senadores e partidos políticos para que o sistema político possa fluir com menos gasto, mais controle e, um dos princípios básicos da administração pública, mais eficácia.

DEUS É BOM!!!

João Carlos Lima Ferreira
Enviado por João Carlos Lima Ferreira em 02/09/2017
Código do texto: T6102556
Classificação de conteúdo: seguro