DIA DA BANDEIRA (19 de novembro )

É celebrado com rituais de hasteamento e incineração de bandeiras.

Por

Anderson Gabino

-

19 de novembro de 2018

O dia 19 de novembro, foi instituído como Dia da Bandeira do Brasil, pois nesta data com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira que representava o Império fora substituída pelo pavilhão nacional da República. Assim este dia passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da mesma em 1889. A substituição da bandeira imperial pela republicana, representou as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa.

Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao regime republicano, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista. Desde então a celebração ocorre com a queima da bandeira. Este protocolo é realizado anualmente neste dia, quando as bandeiras dos quartéis são trocadas por ficarem desgastadas pelo efeito do tempo. A queima é realizada, já que os símbolos nacionais retirados não podem ser jogados do lixo, por se tratar de um desrespeito à pátria.

A solenidade realiza-se pontualmente ao meio-dia, em em todos os quartéis do Brasil. É um protocolo estabelecido pelas forças armadas para a queima das bandeiras que estão inutilizadas. Logo depois, há

hastea-se a nova bandeira e os militares prestam continência ao símbolo pátrio. Co00mo a bandeira é o símbolo máximo do país o militar tem o dever de cumprir o protocolo, estabelecido por um decreto de 1968. “É um crime militar jogar a bandeira fora (…) é como você rasgar a Constituição. Ninguém pode fazer isso de jeito nenhum por isso tem-se todo este ritual”.

Características

A Bandeira Nacional, um dos principais símbolos do Brasil, reúne uma série de detalhes obrigatórios que devem ser obedecidos, de acordo a com a legislação. O tamanho, a precisão nas cores, a disposição das estrelas que representam os estados e da faixa central devem ser seguidos à risca, assim como a forma como ela é homenageada e guardada.

Homenagem

Em Brasília (DF), a principal cerimônia envolvendo o assunto é a da troca da Bandeira Nacional, que ocorre a cada primeiro domingo do mês. Há um sistema de rodízio entre as Forças Armadas e o governo do Distrito Federal na coordenação do evento. No dia da cerimônia, a Bandeira Nacional é hasteada no mastro da Praça dos Três Poderes. Com 280 m² esta bandeira é a maior do País.

Anderson Gabino
Enviado por Miguel Toledo em 19/11/2018
Reeditado em 19/11/2018
Código do texto: T6506198
Classificação de conteúdo: seguro