Batutas do Econômico Ecumênico

Temos aqui em forma compacta a opinião do cientista político conforme

consta no link:

https://diariodopoder.com.br/manifestacoes-fortalecem-bolsonaro-guedes-e-moro-avalia-cientista-politico/

Aspas //

TÍTULO: Manifestações fortalecem Bolsonaro, Guedes e Moro, avalia cientista político

O cientista político Paulo Kramer avalia que o presidente Jair Bolsonaro “turbinou” seu poder de barganha perante o Congresso, com os expressivos atos de apoio que recebeu neste domingo em todo o País, e que os ministros Paulo Guedes (Economia) e Sérgio Moro (Justiça) saíram fortalecidos.

Para ele, o bolsonarismo “exibiu uma face reformista, moderna, civicamente responsável, numa palavra, ‘civilizada’, protagonizando algo raro, para não dizer ‘inédito’ no Brasil e no mundo: manifestações populares a favor de uma agenda altamente impopular (reforma da Previdência)”. Kramer disse que até hoje “eu não tinha visto passeatas com cartazes e faixas em apoio a uma equipe econômica!”

“Para um Executivo que abriu mão do toma-lá-dá-cá do presidencialismo de coalizão/cooptação/corrupção para se alimentar da seiva da popularidade, foi uma recarga no prazo de validade do seu carisma”, sentencia Kramer, professor de Ciência Política aposentado da Universidade de Brasília (UnB), articulista do Diário do Poder e comentarista da rádio BandNews FM.

O cientista político considera também ser notável a autonomia cívica do bolsonarismo em relação a grupos organizados que ajudaram a tornar possível essa grande transformação, “mas que decidiram se distanciar da mobilização preparatória às demonstrações de hoje, provavelmente por receio de que a tônica viesse a ser uma pauta antidemocrática e hostil à institucionalidade democrática”. Entre esses grupos ele cita os movimentos MBL, Vem Pra Rua etc. “Felizmente, esse temor foi desfeito pela celebração cívica auriverde num domingo ensolarado de Norte a Sul do País”, celebra.

Fecha Aspas - texto completo no Diário do Poder – link:

https://diariodopoder.com.br/manifestacoes-fortalecem-bolsonaro-guedes-e-moro-avalia-cientista-politico/

:::::::::::::::::::

Comentando aqui, o Tex.

Tivemos aqui logo acima um resumo feito por um cientista político.

Vale dizer que as manifestações do dia 26 de maio de 2019 tratam de

pautas que sobrevivem a qualquer análise racional.

Não se pode dizer o mesmo da tal manifestação capitaneada por

ratazanas de bandeiras marxistas contra o tal “corte na educação”, cujos

argumentos levados às ruas não resistem a uma planilha de Excel.