MOISÉS E LULA:

MOISÉS E LULA – CAMINHOS DE UM POVO:

A história costuma manter certos padrões através dos tempos, e aquilo que possa muitas vezes parecer inverossímil ganha credibilidade quando comparadas as trajetórias e similitudes dos acontecimentos.

Moisés bíblico sofreu perseguição desde a mais tenra idade e por graça do imponderável que move os cordéis da vida sobreviveu a tudo e transforma-se no decorrer dos tempos num precursor da liberdade de todo um povo escravizado e sem rumo.

A veracidade dos fatos relatados faz-nos crer no destino da humanidade conforme nossas crenças e visão do mundo em nosso entorno.

Mas voltando ao presente e o motivo desse texto, não quero me aprofundar nos meandros das religiosidades históricas que permeiam a trajetória de Moisés e do povo Judeu liberto da sanha Egípcia em tempos idos; a história tem relatos mais completos dos acontecimentos bem mais elaborados daqueles que por ventura eu poderia brinda-los com meu incipiente conhecimento bíblico e histórico.

Vou ater-me ao nossos dias e toda a epopeia que vivenciamos nos últimos anos recentes; para ser mais preciso, desde o golpe na Presidenta Dilma e a consequente prisão do Presidente Lula.

O nordestino que não foi expulso de sua terra natal por nenhum Faraó da caatinga mas induzido pelas condições precárias de sobrevivência, assim como milhares de outros, bate os costados na metrópole desvairada com sua corajosa Mãe e irmãos em busca da Canaã salvadora.

Ali seu destino começava a ser traçado, mas como acredito que os indivíduos são antes de tudo partículas que interagem no coletivo, o destino de um povo também começava a ter um norte e razões cósmicas tecidas com fios invisíveis a construir o futuro de um povo sem rumo político em direção a sua real grandiosidade humana.

Tivéramos líderes importantes no passado, mas nunca dantes alguém saído da plebe mais simples e sofrida da nação, antes doutos senhores e representantes das oligarquias diversas exerceram os poderes do Império e da Republica dos trópicos com seus erros e acertos; na realidade com mais erros que acertos. Mas mesmo assim o País dos desacreditados conseguia avançar por obra e graça de sua população, sempre espoliada, escravizada e manipulada pelas elites governantes.

Os tempos passaram o País de crise em crise seguia seu curso e suas potencialidades e seu povo avançava apesar das hienas e abutres internos e externos que espreitavam e tramavam para sua derrocada. Havia momentos de trégua nesta luta constante contra as sombras que sempre ameaçaram sua integridade e união grandiosa.

Como não estou escrevendo nenhum depoimento histórico e sim um relato ligeiro sobre um homem que representa o que a de melhor na raça humana, na Brasilidade que tão bem definia Darci Ribeiro um dos maiores cidadão deste Brasil Moreno e Altaneiro, não me alongarei em narrativas históricas ou reminiscências políticas ou fatores sociais que nos trouxeram até os dias de hoje.

O que quero acrescentar do alto dos meus setenta e três anos de vida é que nunca antes tive tanto medo e indignação a aflorar em minha alma e coração como agora, no momento atual, porque as sombras que tentam nos cobrir e alijar toda e qualquer claridade de esperança são realmente tenebrosas e cruéis, o que foi feito e tramado aqui e lá fora não tem precedentes em nenhum momento da nossa história. Um doidivano, isto digo tentando ser ainda educado e generoso, pois poderia dizer criminosos, lesa Pátria, Silvério dos Reis, Calabar, Iscariotes e tantos outros menos famosos; mas não vale a pena, meu fígado precisa de saúde não posso envenena-lo com palavras e julgamentos que não compete a mim fazer.

Por fim tentarei encerrar esse relato e desabafo, acreditando ainda que nem tudo está perdido

Tem um Supremo Tribunal que poderá de alguma maneira reverter essa situação desesperadora e em tempo colocar uma ducha imensa de água fria que devera ter o efeito de cessar o fogo que avança não só nas matas mas nos corações e mentes dos Brasileiros de boa vontade e com LULA LIVRE e a razão voltando as ruas e aos gabinetes do poder Temporal e passageiro, o nosso Moisés possa novamente conduzir nosso Povo para lugar melhor, não em outra terras mas aqui mesmo no nosso Grandioso País e que a Liberdade e Esperança que está sendo subtraída volte com força em todas as Latitudes da Pátria Amada e que a grande Nação que somos possa viver em Paz e harmonia.

Valmir Bittencourt. (Valmirolino).

valmirolino
Enviado por valmirolino em 23/08/2019
Código do texto: T6727171
Classificação de conteúdo: seguro