Datena e o Extraterrestre

Fiz o seguinte experimento mental: uma enorme e imponente nave descarrega um singelo e estranho alienígena no meu quintal. Abro a janela e o estranho visitante diz que veio em paz e se poderia recebe-lo em minha casa.

Eu, um entusiasta da vida fora do planeta, o recebi ciente de estar participando de um feito histórico. Viu minha TV como um primitivo meio de comunicação, mas prestou atenção no programa.

Era o Brasil Urgente que passava naquele momento. O ET se sentou e começou a ouvir o Datena apresentar o jornal.

Depois de alguns minutos, preocupado, ele quase se convenceu de algumas coisas sobre o crime no Brasil:

* Direitos humanos dificultam o trabalho da polícia.

* Crime se combate trocando tiro com os bandidos.

* A impunidade está relacionada ao pouco encarceramento.

*A expectativa do criminoso encontrar uma polícia truculenta ou um cidadão armada reduziria a violência.

*Governos de esquerda facilitam a impunidade de criminosos.

* Que a lei não é aplicada contra os bandidos, por isto a alta taxa de criminalidade.

Fiquei um preocupado com suas conclusões e antes que ele falasse mais, lhe dei alguns dados para que julgasse por si mesmo:

* Os chamados direitos humanos não impedem investigações, abordagens ou patrulhamento em ruas. Eles impedem, quando respeitados, que a lei seja descumprida. Quem julga e condena é o juiz, a lei diz como e que pena são aplicadas.

* Se considerarmos a quantidade de mortes de criminosos pela polícia comparada ao de crimes cometidos, o extermínio seria uma solução, além de facista, ineficaz. A possibilidade de topar com um policial autorizado a mata-lo não o faz desistir do crime.

* O Brasil é o quarto país em taxa de encarceramento provisório. Fora os tantos que poderia responder em liberdade É o 26 em taxa de encarceramento. Estados Unidos é o primeiro em taxa de encarceramento e tem o quinto maior índice de homicídios, fora a quantidade de armas nas mãos do cidadão comum.

* As polícias não estão sob comando direto da presidência da república. Portanto crimes comuns estão sob a jurisdição dos Estados. Medidas federais tratam.de organização de operações junto aos Estados.

Não se trata de aumentar o extermínio, mas atuar no desmantelamento de quadrilhas e organizações criminosas que dominam as penitenciárias. De ampliar a capacidade investigativa das polícias civis e botar na mesa a liberalização das drogas.

* Não existe uma omissão da lei. Existe desrespeito e omissão à lei. As leis existentes não impedem a investigação ou punição. O desrespeito pela lei serve mais ao Estado do que ao bandido.

Meio encabulado, me perguntou como alguém pode falar sem problema algum sobre algo que não sabe ser verdade.

O expliquei que não importam os fatos, mas que aceitamos qualquer ideia errada ou incerta contanto que colaborem com nossas crenças e preconceitos.

Ele não entendeu por que trocamos a verdade por mentiras. E como ainda nos odiamos e brigamos com os outros para defender mentiras.

Eu não soube explicar.

Nos chamou de irracionais. Não pude contesta-lo. Nos chamou de burros, não tive como argumentar. Nos chamou de retardados, como não lhe dá razão. Começou a se exaltar e tive que convida-lo a se retirar.

Talvez eu o tenha desanimado de maiores contatos. Ou tivesse nos achado macacos perigosos e bem armados. Do tipo que aprendeu rápido demais a dominar e destruir e tarde demais a ser consciente do seu papel no mundo.

Quando o experimento ocorreu. Era ainda o início do segundo ano de Jair Bolsonaro como presidente.

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 07/02/2020
Reeditado em 07/02/2020
Código do texto: T6860775
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.