A Intercessão do Anjo Gabriel pela terra chamada de Brasil por suas gentes

Certa vez vendo o anjo o sofrimento dos brasileiros resolveu por nós empreender estudos para buscar conclusões mais corroboradas e boas para apreciação do intelecto.

Viu que o Brasil repleto de riquezas naturais e minerais jazia na miséria profunda das coisas materiais para a sua gente e das leituras de espírito para alimentar suas mentes.

Ainda que alguma coisa se soubesse e muito se podia ensinar por aquelas terras, o povo, pouco cultivado, se deixava enganar facilmente por charlatães e políticos que pouco brio traziam as coisas públicas.

Vista esta situação estranha, que aos olhos do dileto anjo se faziam urgentes a se resolver, pediu ao Senhor deste universo e de todos nós, cristãos ou não cristãos,uma audiência a fim ter com Ele conversa de delicada importância.

Levou a Deus em presença seu diagnóstico e remédio para o Brasil:

"Senhor, me permita o detalhamento, que não por muitos e necessário instantes tomarão vosso tempo.

Pra onde olho esta terra, que teus filhos deram o nome de Brasil, vejo miséria em meio a riqueza, a burrice em meio a inteligência, a ignorância em meio a cultivos do espírito.

De forma, que nesta sublime audiência estou por lhe comunicar, que naquela terra não há falta de riqueza, inteligência e cultivos do espírito. O problema a colocar empecilhos ao necessário progresso da gente chamada brasileira é a vergonha que lhes falta nas fuças!"

Deus impressionado com a comoção de um de seus mais diletos anjos, o convidou a dizer de forma mais astuta que tal vergonha é esta que lhes falta e que achava a todos povos te-la distribuído igualmente:

"Mestre do Universo e Pai de Misericórdia! Desculpe se estou a compelir em seus pensamentos ideias por demais obtusas, indignas de serem apresentadas a mente que a todos nós ilumina em infinita bondade. É estou a compadecer da miséria que persegue o corpo e o espírito daquela gente chamada de brasileira.

É a vergonha, Pai Divino e Mestre de Sabedoria, que falta àquelas gentes para que se pareçam mais decentes aos olhos dos outros, dos demais e de si mesmos!

Estão nus senhor! Andam a mostrar ao público, a luz do dia ainda claro, aquilo temos vergonha e submetemos a consciência para culpa e melhoramentos. Não é de riquezas que carecem e nem de quem os ensine, é de vergonha que, com todo perdão, não parece por lá suficiente distribuída"

" O que queres que eu faça? Oh meu anjo dileto?"

"Dê àquelas gente o que lhes falta! Nem um pouco a mais nem um pouco a menos!"

"Na hora certa lhe atenderei. Ide agora aos vossos afazeres, para que Eu possa atar-me novamente aos meus!" Disse o Senhor.

Alguns dias depois, viu o anjo algo novo nos brasileiros. Quis listar para que nada fosse perdido ou deixasse de ser notado, pois parecia obra boa de se apreciar:

- Notou-se que o povo estava mais gentil uns com os outros. Se respeitavam no trânsito, faziam caridade, não cortavam mais filas e as malandragens não eram mais praticadas como antes.

- O povo havia deixado de extremismos politicos. Pareciam iluminados e racionais ao falar dos males e pareciam reconhecer os verdadeiros algozes de sua nação. Os políticos já não eram ouvidos e sim muito questionados.

- Muitas igrejas, onde charlatões falavam em nome de Deus, se fecharam por falta de rebanho que a eles desse sustento.

- O povo começou a tomar gosto pelas coisas do espírito e buscar estudos e lugares onde se aperfeiçoaram. Os livros aumentavam os preços e as artes vulgares eram de lado abandonadas. A nova febre entre os brasileiros era ler e estudar.

- O brasileiro se dedicava mais ao trabalho e não tolerava jeitinhos, porém queriam ganhar e exigiam que seus rendimentos fossem suficientes para a sua dignidade.

O anjo rejubilava! E Nossa Senhora havia por ele grande afeto por causa das bênçãos que recaiam sobre a vida das gentes que tinha por seus afilhados.

Havia um problema, no entanto. Aqueles que tiravam suas riquezas às custas da agonia do brasileiro, tinham ainda mais vergonha de não terem mais tanto poder e dinheiro como dantes.

Procuraram por intermédio de feiticeiros e bruxos poderosos que lhes dessem o contato ou encontro com Satanás para lhe pedir remédio para males tão inconsolaveis que os tiravam o prazer da própria vida.

Ao encontro do Mestre das Malignidades, a quem todos sem a devida formalidade teriam por professor, se as sensibilidades do povo não os precavissem pela boa imagem, pediram que voltasse ao Brasil o povo de antes, porem ainda mais sem vergonhas.

"Não posso dar me a enfrentar o anjo dileto do Senhor, sem com isto arcar dolorosas custas, ainda que me apraz dar ao bajulador divino aborrecimentos e contrariedades".

"O que faremos? O que faremos?" Disseram- lhe aqueles homens aborrecidos pela vergonha de não serem tão ricos como antes.

"Simples! Ajoelhem-se diante de mim e lhes darei o remédio para aborrecer Gabriel."

De pronto, puseram se a ajoelhar e ouviram, como dedicados aprendizes, cada palavra e instrução que Satanás lhes dava:

"Tomem por medida mentirem ao povo. Não consigo lhe tirar a vergonha, mas por certo farão o errado se o aprenderem como certo. Se a vergonha os alerta, dê lhes a ignorância e farão como dever aquilo que os prejudica"

Como faremos isto?

" Desqualifiquem seus sabios, pensadores e guias, coloque em seu lugar gente desonesta e ardilosa como se sábios fossem. Guardem para si somente aqueles que sirvam exclusivamente a vocês e seus filhos com alguma sabedoria - não muita, mas o suficiente para colocar tudo para funcionar a seu favor.

"Tornem as escolas insuportáveis para o povo, de forma que dali poucos saiam com sabedoria, a não ser o suficiente para que possam servira vos e vossos filhos e filhas e mulheres. Reservem algumas poucas que possam ensinar seus filhos quem são os príncipes e quem são os súditos neste mundo"

"Releguem ao povo líderes incompetentes, deixem governa-los, contanto que não causem a vós mesmos prejuízo. Alimentem a preguiça do povo com artes vulgares e jornais sensacionalistas. Mas guardem para vós o que tiver alguma sabedoria e conhecimento proveitoso."

"Devolvam ao povo religiões fanatizantes e deturpadas. Protejam estas igrejas e lhes deem incentivos. A ignorância torna a vergonha sem efeito positivo para o povo mas proveitosa para vós".

Em poucos anos, Gabriel viu sua obra desvanecer. O Brasil se tornou o mesmo de outrora e talvez pior. Procurou então o Senhor, que parecia saber de antemão no que daria...

"Gabriel! Fiz o que me pedistes. Por que me aborreces?"

Senhor, deu tudo errado, agora é a ignorância que faz a gente brasileira padecer de agonias.

"Gabriel! Não me aborreças! Não me peça para precipitar o fim do mundo. Tudo tem sua hora!"

Pôs Gabriel a deixar de lado a gente brasileira, pois parecia mais ocupada com as coisas do Diabo do que com as de Deus.

"Que se ocupem então, que o diabo os carreguem!" Disse ainda tomado de aborrecimento pelas gentes chamadas de brasileiros - que pareciam amar aquilo que os escravizava.

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 07/03/2020
Reeditado em 07/03/2020
Código do texto: T6882561
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.