O Fantasma da Fome

O FANTASMA DA FOME
Miguel Carqueija

Um velhíssimo desenho de Walter Lantz mostrava o Pica-pau isolado numa cabana, em pleno inverno, cercado de neve e vento frio e nenhuma comida na despensa. Aí aparece o Fantasma da Fome para “visitar” o esfomeado pássaro. Ele entra com seu charuto, senta-se diante do Pica-pau e dá uma risada medonha, com sua voz cavernosa.
Gente, o Fantasma da Fome existe mesmo e está entre nós, assombrando a família brasileira. Eu gostaria de saber se a nossa esquerda está satisfeita: com as medidas tomadas, proibindo o trabalho, milhares de empresas estão fechando, autônomos e informais também estão sem poder trabalhar. A imprensa não mostra muito, mesmo assim a televisão exibiu algumas reportagens com pessoas já sentindo as agruras da fome, como uma mãe com seus filhos, sem dinheiro para comprar comida. As despensas vazias ou quase, pessoas vivendo de donativos. Filas imensas na Caixa para pegar o auxílio emergencial. Pessoas não conseguindo por falhas no cadastro, entrando em desespero...
E notem, nesse panorama todo quem ainda está ajudando o povo é o Presidente Jair Bolsonaro, mesmo sangrando o erário, além de organizações cristãs (de católicos, protestantes e espíritas).
A esquerda, que insiste no chamado “confinamento horizontal” proibindo o povo de buscar seu sustento diário fora as funções tidas como essenciais (todo o trabalho honesto é essencial; por que impedir as lojas de roupas de abrir, as pessoas não precisam se vestir?), estabeleceu verdadeira ditadura no país, uma ditadura “sui-generis”, imposta por governadores. E tudo isso a pretexto de impedir o contágio. No entanto deixaram o carnaval rolar solto.
Entendo que se devem manter enquanto necessário severas medidas de precaução, como evitar aglomerações, manter distanciamento etc. Mas tudo pode ser feito sem ferir o sagrado direito ao trabalho e enfim, sem violências e arbitrariedades policiais, até contra crianças e senhoras de idade!
O resultado é que, sem emprego, sem trabalho, sem dinheiro e sem comida, as pessoas começarão a morrer de fome, falo de forma literal, não como figura de linguagem. As pessoas com suas crianças, morrendo de fome: isso já deve estar acontecendo. Fome de matar sempre ocorreu no mundo, inclusive no Brasil, mas agora virão mortes pela fome em grande quantidade, por consequência direta da quarentena do jeito que foi imposta. Provavelmente a mídia ocultará bastante a calamidade.
O que faz a esquerda? Lula, William Bonner, Pedro Bial, Geraldo Alkmin, João Dória, Fernando Haddad, Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff, Gleisi Hoffmann, Aécio Neves, José Serra, Ciro Gomes, toda essa cambada da esquerda, vai levar comida para os brasileiros que já estão morrendo de fome? Eu gostaria de saber.

Rio de Janeiro, 25 de maio de 2020.