É necessário refletir

É necessário refletir

É preciso que passemos, urgentemente, a refletir, com responsabilidade, sobre o nosso futuro próximo e suas ameaças: Covid 19, aquecimento da atmosfera, progressivo desemprego, aumento da diferença nos níveis de distribuição da riqueza gerada e outras desgraças globais que vem por aí. Cessada a atual pandemia não retornaremos ao estilo de vida anterior. O mundo e as relações humanas estão mudando radicalmente.

As universidades silenciosas não têm nada a dizer? Os políticos continuarão a cultivar idiotices, corrupções e demagogias? Os intelectuais continuarão calados? As religiões históricas permanecerão só orando, com os velhos e alguns poucos jovens?

Os povos estão largados à própria sorte, sem lideranças e sem pensamentos motivadores de novas ações construtivas. Triste e preocupante a situação que estamos vivendo.

Com a atual apatia geral, creio que a alternativa de superação da tragédia global se resume em optar por uma das antigas e testadas conclamações: "amai-vos uns aos outros" ou "trabalhadores do mundo, uni-vos".