A participação política do jovem no Brasil contemporâneo

No período da ditadura militar no Brasil aconteceram diversas manifestações da juventude contra o modo que o país era administrado, um exemplo, é a passeata dos Cem Mil que foi uma manifestação popular organizada pelo movimento estudantil que ocorreu em 1968, onde mais de cem mil pessoas marcharam na rua em oposição ao regime. Atualmente não é diferente, os índices de opiniões políticas e movimentos em prol de causas sociais tem aumentado de forma considerável, o que é visível principalmente na internet.

Por certo, com surgimento e avanço das redes sociais tornou-se mais acessível a formação e expressão de um posicionamento político na internet. A política brasileira na atualidade, não é um assunto frugal, embora, é direito e dever de todo cidadão participar e independente de seu pensamento, um exemplo é obrigatoriedade do voto ao se completar 18 anos.

A juventude brasileira, tem média de 45 milhões de pessoas aptas para votar, ainda assim, é possível se expressar de outras formas, como em publicações na internet ou em movimentos e paralisações na rua, se mobilizando em causas referentes à saúde e educação ou até mesmo, com reivindicações contra o governo e acontecimentos sociais.

Mas certamente a internet impulsionou esse interesse pela política, pois as escolas públicas do país não possuem em sua grade, disciplinas escolares que falem sobre educação política ou se aprofunde na Constituição Federal. Educação política é absorver o repertório que lhe permita entender política ao longo da história e principalmente na contemporaneidade e os debates no país e no mundo. Aprender e refletir sobre política é um exercício que propicia uma sociedade mais coletiva, plural, equitativa e democrática.

Em suma, é crucial esse entendimento, principalmente sendo assunto nas instituições de ensino, é dever do Ministério da Cidadania juntamente com o Ministério da educação promover e debater educação política, com o objetivo de proporcionar e aproximar o jovem como cidadão na sociedade, visando sempre a imparcialidade, democracia, liberdade de expressão e o respeito.

Letícia de Souza
Enviado por Letícia de Souza em 21/07/2020
Reeditado em 16/08/2020
Código do texto: T7012889
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.