Parabéns ao Presidente Jair Bolsonaro

PARABÉNS AO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO
Miguel Carqueija

Desde ante-ontem, 15 de setembro de 2020, surgiram no youtube vídeos em quantidade divulgando as declarações do Presidente Jair Bolsonaro enterrando a idéia do programa “Renda Brasil” e declarando mantida a Bolsa Família até o fim de seu mandato em 2022.
Bolsonaro mostrou-se indignado com a mídia que espalhou aos quatro ventos que o governo pretendia congelar as aposentadorias e pensões, já de si em geral irrisórias. A pior manchete, da Folha de São Paulo. E o presidente acenou com cartão vermelho para quem, na sua equipe, pretenda tal coisa.
Não é de hoje venho percebendo que o sisudo Ministro da Economia, Paulo Guedes, que reconheço como homem inteligente e preparado, e acredito que honesto, peca pela falta de sensibilidade em relação ao povo pobre e sofredor de nosso país. Bolsonaro tem mais sensibilidade que Paulo Guedes. E Bolsonaro deixou bem claro que não aceita um programa econômico que vá tirar dos pobres para ajudar os miseráveis.
É o caso de perguntar: por que não tirar dos ricos, inclusive dos políticos que nadam em mordomias? Inclusive os políticos de esquerda, essa militância esquerdista que desenvolve feroz campanha contra Bolsonaro (a nível de linchamento moral) mas que tem telhado de vidro?
Bolsonaro não é isento de defeitos e erra até muito, mas também tem feito muitas coisas boas, como se vê nas obras executadas pelo Ministério da Infraestrutura sob o comando do Ministro Tarcísio Freitas, que vem se revelando homem sério, trabalhador e eficiente, e que está beneficiando o povo brasileiro (o que explica também a crescente popularidade do Governo Bolsonaro no Nordeste, tradicional reduto do PT e do PDT).
Imagino que a turma da esquerda, se vier a ler estas linhas, vai até me chamar de bolsonarista e do xingamento ridículo que inventaram, “bolsomínion” (nem vi o tal desenho animado). No entanto eu sequer votei no Bolsonaro em 2018 (deixo claro que anulei, não ia votar no candidato petista em hipótese alguma) e para 2022 minha idéia é sufragar José Antônio Reguffe. Isso em princípio. Porém mesmo não sendo bolsonarista, e considerando Bolsonaro muito instável emocionalmente (pavio curto, cai em provocações de repórteres), recuso terminantemente fazer oposição à moda petista, ou seja, oposição destruidora. Prefiro a oposição conservadora, que vê no jogo democrático a necessidade de várias linhas, para que possa haver revezamento no poder, evitando-se assim as ditaduras. Mas a oposição conservadora não vê problema nenhum em apoiar os atos da situação se reconhecer que beneficiam o povo. É assim que deve ser num país civilizado.
No mais lembro o que se conta sobre São Luís, Rei da França. Diante de dificuldades financeiras em seu reino, um dos ministros ou dos conselheiros sugeriu o aumento dos impostos. E São Luís respondeu que dariam outro jeito, pois ele preferia enfrentar um exército de mouros e ser amaldiçoado por uma velhinha.

Rio de Janeiro, 17 de setembro de 2020.