Artistas, professores, escritores e intelectuais devem posicionar-se politicamente?

Quem foi que disse? - Via de regra nunca é o indivíduo por conta própria, mas sim cobranças de outras pessoas, a qual vejo não somente um grande erro como um baita engano.

Primeiro, que o foco da cobrança está errado, pois artistas, professores, escritores & cia, antes de mais nada, são profissionais em suas respectivas áreas e não políticos profissionais. Então, se for para fazer algum tipo de cobrança, que se façam cobranças em cima dos agentes políticos (entidades, partidos, executivo, legislativo), pessoas remuneradas (muito bem por sinal) para exercerem tais funções.

Segundo, a pessoa pode mandar muito bem em sua área, o que não significa que na política terá o mesmo desempenho.

Felizmente e ainda bem que nem todos se interessam pelo assunto, de maneira profunda, agora imagine se todos os professores, escritores e artistas resolvessem transformar-se em agentes políticos, o tamanho do desastre que seria, porque muitos não somente falariam como iriam fazer muita besteira.

Dependendo da pessoa é melhor que fique não somente fora do debate como do centro de tomada de decisões!

Terceiro, fruto de uma mentalidade modernista onde artes, literatura e educação são concebidos como instrumentos de revolução, indignação e revindicação de pautas e você fazendo parte do meio, não pode ficar neutro, tampouco ausentar-se,tem que se posicionar.

Tu não somente é obrigado como possui o dever cívico e "moral" de expor seus posicionamentos.

Pergunto-me onde fica a liberdade de escolha do indivíduo? Fica de fora do processo a consciência pessoal? É levada em conta a liberdade individual?

Portanto, caso a pessoa queira entrar para vida política, que seja por sua livre escolha e não pela pressão e imposição de terceiros.

Se acaso, você for uma dessas pessoas que ficam nas redes sociais pressionando outros a se posicionarem, sinto muito em te magoar, mas teu pensamento não somente é autoritário e anti-democrático assim como incoerente, pois você diz defender uma coisa com a fala, porém se contradiz com suas ações.

Para encerrar, precisamos urgentemente acabar com esse pensamento grego de que pessoas devem ser educadas únicas e exclusivamente para a vida na pólis, pois, as demais esferas esferas não deveriam ser contempladas?

Não seria a vida maior e valiosa do que a pólis?

Era isso o que tinha para dizer.