Competência de um Presidenciável

Partindo da máxima de que "para um bom entendedor, meia palavra basta", mesmo não citando seu nome, seu currículo politico o identificará. Prefeito, deputado, governador, ministro dos governos Itamar e Lula, atualmente sem mandato político. Por um determinado tempo, ausentou-se do Brasil, e foi estudar economia política na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, de onde escrevia artigos para o Jornal do Brasil e O Jornal de São Paulo, predominantemente sobre temas políticos.

Ainda pela Universidade de Harvard, fez trabalhos sobre países do America Latina, sempre ligados à política e economia. Assim, pela sua trajetória política e pelo que ainda estudou na Universidade de Harvard, não se pode negar o seu conhecimento sobre política e economia, requesitos básicos para um presidencíval. Em seu livro "Um desafio chmado Brasil" mergulha nas entranhas dos problemas nacionais, apontando caminhos para as soluções. Entretanto, não só em política, mas também em administração, não basta a competência técnica e sim também a comportamental.

Seu destempero, seu pavio-curto, pode atrapalhar a sua caminhada em direção ao Palácio do Planalto, como já ocorreu anteriomente. Por isso, seu terceiro lugar já é ameaçado por quem nunca exerceu um mandato político.

Assim, conclui-se que não basta saber. É preciso ter jogo de cintura. Não se deve morrer pela boca, como o peixe. Ainda há tempo para adquirir um "trava-lingua."

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 05/02/2022
Reeditado em 05/02/2022
Código do texto: T7445182
Classificação de conteúdo: seguro